quinta-feira, 7 de outubro de 2010

By Kiko Nazareth

Gastronomia Buziana, por que não?

Outro dia estava pensando em como a cidade balneária de Búzios tornou-se uma espécie de amante carioca, um local para onde os visitantes assíduos ou não, vindos do Rio, voltam quando querem um pouco de sossego e distancia da cidade grande, e morando aqui pude perceber como esse caso de amor vem tendo um ‘vale a pena ver de novo’ com gusto de Gardel, crepe dos anos 80 e lojas de grife…



A cidade acolhe despretensiosos restaurantes e lanchonetes, como o gostoso, Casa da Sogra, na Avenida Geribá, Manguinhos, e uma filial da argentina, Empanaderia.

“A praia de João Fernandes, a Rua das Pedras exibem nomes como: Satyricon e Capricciosa, ao lado do jovial espaço, da marca australiana, Billabong e da danceteria Zapata, dois pontos muito charmosos, que promovem noites ‘lounge’ e ‘techno” reunindo uma horda de jovens visitantes e locais que oscilam entre as faixas de dezoito a vinte e cinco anos.

Orla Bardot

A Orla Bardot tem também comida tailandesa, italiana e continental, uma grande diversidade gastronômica. Todos cobram bem, e os freqüentadores são geralmente os hospedes ou donos de pousadas luxuosas como a Byblos e casas nas badaladas e caras orlas das praias de Geribá, Ferradura e Ossos.

Los Hermanos

Os argentinos, em Búzios, dão um ‘glamour’ todo especial a uma cidade que reúne descendentes de escravos, brasileiros do Rio e do nordeste do Brasil e que recebe estrangeiro, o ano todo, vindos de ônibus, a partir do Rio, de Buenos Aires ou a bordo de cruzeiros exclusivos que soam suas buzinas típicas e dão ao balneário sentidos únicos, um som delicioso.

Os negócios iniciados pelo povo argentino prosperam desde que os primeiros ‘hermanos’ apareceram por aqui, com o Don Juan, que alem das carnes cortadas como nos pais vizinho, também apresenta bailarinos de Tango, e o Lorenzo, mais accessível e com forno a lenha.

Rua das Pedras

“Na Rua das Pedras o detalhe fica para o também acessível e delicioso italiano do Alessandro e o Chez Michou”. Não tem como fugir, e um passeio levam o visitante por diversos barzinhos e restaurantes novos e antigos. Tradicionais, como o David e o Pátio Havana, que esse ano já trouxe Geraldo Azevedo e o Alceu Valença,...

Quem não resistiu ao tempo?

Infelizmente não resistiu o Takatakata, do americano exótico, com cara de ex-mercenario e seu cão companheiro, que faleceu pouco antes do dono que virou lenda por aqui, “aquele que preparava drinques que pegavam fogo e trancava a porta do bar impedindo que fossem embora os clientes!”, alguém sempre vai comentar na cidade, seja um veranista daqueles tempos, ou o taxista buziano. Acabou o Cheval Blanc, com seu suflê que tinha que ser pedido antes do hors d’oevre e o Torrao de Açúcar, com sua torta deliciosa. Mas tem a torta da Creuza que tem uma lojinha na rua do Banco do Brasil.
Cigalon
O Hotel Cigalon, qe costumava ser o refugio de Brigitie Bardot e onde um quarto leva a pencha de ter sido dela...obviamente eu tive que me hospedar. Hoje abriga um charmoso restaurante e tem uma bucólica saleta com vista para o mar, tudo muito anos 70.

Manguinhos
Em Manguinhos nasce conglomerado bem sucedido que aglomera uma peixaria, um pier, um barzinho e diversos restaurantes de renome, dentre eles o Quadrucci e uma filial do Anexo Bar. 

Táxi Marítimo

Enquanto isso, pelos lados da famosa Rua das Pedras, táxis maritimos oferecem viagens rápidas a praia da Azeda e ate a Tartaruga.

E voilá!

Uma estátua foi erigida à Bardot, na orla que leva seu nome. Ela talvez não saiba, mas, é adorada pelos habitantes, que recebem muito bem os franceses e que prosperam com a ajuda deles, a exemplo do recente 'Taverne 67', o novíssimo bistrô francês ao lado do 'David', dirigido pelo apaixonado Frank, um chef que fala alemão fluente e português com aquele sotaque dos nativos da Franca, e que, o carioca, brincalhão, adora criticar e imitar, mas, que o buziano já se acostumou a ouvir. No Taverne a simplicidade e a sofisticação encontraram em Búzios um verdadeiro terreno de treinamento, e isso, aqui, tem de sobra!







DICA:

Festival Gastronômico-em outubro

Restaurante

ORLA BARDOT
Empanadeira - Rua Cezar Augusto S Luiz 11, Armação de Búzios,RJ
Tel: (55) (21) (22) 2226234608  

Restaurante Satyricon- Av. José Ribeiro Dantas 500, Orla Bardot –
Tel: (55) (21) (22) 2623-1595

Capricciosa-
Billabong (australiano)-

David-Rua Manoel Turíbio de Farias 260 – Centro
Tel: (55) (21) (22)2623-2981

Pátio Havana-  Rua das Pedras, 101,
Tel: (55) (21)  (22) 2623-2169



Restaurante Argentino

Estância Don Juan- Rua das Pedras, 178
Tel: (55) (21) (22) 2623-2169 skype_highlighting.
Lorenzo-
Alessandro-
Chez Michou-Rua das Pedras, 90
Tel (55) (21)  (22) 2623-2169

Manguinhos
Quadrucci-
Anexo Bar-
Casa da Sogra av. Geribá – 76- Manguinhos
Tel: (55) (21) (22) 2623-7707
Francês
Taverne 67-  Rua Manoel Turíbio de Farias 222
David-

Doce
Torta da Creuza-

Danceteria
Zapata- Tel: (55) (21) (22) 2623-0036- OrlaBardot

Hotel
Cigalon- Rua das Pedras 199 (Pousada do Sol)
tel: (55) (21) (22) 2623-6284/ 92173357

Pousada
Byblos- Rua Alto do Humaitá, 14 - Centro
Tel: (55) (21) (22)- 22 2623-1162
skype_highlighting / byblos@byblos.com.br

Sites de informação