quinta-feira, 7 de outubro de 2010

By Kiko Nazareth

Gastronomia Buziana, por que não?

Outro dia estava pensando em como a cidade balneária de Búzios tornou-se uma espécie de amante carioca, um local para onde os visitantes assíduos ou não, vindos do Rio, voltam quando querem um pouco de sossego e distancia da cidade grande, e morando aqui pude perceber como esse caso de amor vem tendo um ‘vale a pena ver de novo’ com gusto de Gardel, crepe dos anos 80 e lojas de grife…



A cidade acolhe despretensiosos restaurantes e lanchonetes, como o gostoso, Casa da Sogra, na Avenida Geribá, Manguinhos, e uma filial da argentina, Empanaderia.

“A praia de João Fernandes, a Rua das Pedras exibem nomes como: Satyricon e Capricciosa, ao lado do jovial espaço, da marca australiana, Billabong e da danceteria Zapata, dois pontos muito charmosos, que promovem noites ‘lounge’ e ‘techno” reunindo uma horda de jovens visitantes e locais que oscilam entre as faixas de dezoito a vinte e cinco anos.

Orla Bardot

A Orla Bardot tem também comida tailandesa, italiana e continental, uma grande diversidade gastronômica. Todos cobram bem, e os freqüentadores são geralmente os hospedes ou donos de pousadas luxuosas como a Byblos e casas nas badaladas e caras orlas das praias de Geribá, Ferradura e Ossos.

Los Hermanos

Os argentinos, em Búzios, dão um ‘glamour’ todo especial a uma cidade que reúne descendentes de escravos, brasileiros do Rio e do nordeste do Brasil e que recebe estrangeiro, o ano todo, vindos de ônibus, a partir do Rio, de Buenos Aires ou a bordo de cruzeiros exclusivos que soam suas buzinas típicas e dão ao balneário sentidos únicos, um som delicioso.

Os negócios iniciados pelo povo argentino prosperam desde que os primeiros ‘hermanos’ apareceram por aqui, com o Don Juan, que alem das carnes cortadas como nos pais vizinho, também apresenta bailarinos de Tango, e o Lorenzo, mais accessível e com forno a lenha.

Rua das Pedras

“Na Rua das Pedras o detalhe fica para o também acessível e delicioso italiano do Alessandro e o Chez Michou”. Não tem como fugir, e um passeio levam o visitante por diversos barzinhos e restaurantes novos e antigos. Tradicionais, como o David e o Pátio Havana, que esse ano já trouxe Geraldo Azevedo e o Alceu Valença,...

Quem não resistiu ao tempo?

Infelizmente não resistiu o Takatakata, do americano exótico, com cara de ex-mercenario e seu cão companheiro, que faleceu pouco antes do dono que virou lenda por aqui, “aquele que preparava drinques que pegavam fogo e trancava a porta do bar impedindo que fossem embora os clientes!”, alguém sempre vai comentar na cidade, seja um veranista daqueles tempos, ou o taxista buziano. Acabou o Cheval Blanc, com seu suflê que tinha que ser pedido antes do hors d’oevre e o Torrao de Açúcar, com sua torta deliciosa. Mas tem a torta da Creuza que tem uma lojinha na rua do Banco do Brasil.
Cigalon
O Hotel Cigalon, qe costumava ser o refugio de Brigitie Bardot e onde um quarto leva a pencha de ter sido dela...obviamente eu tive que me hospedar. Hoje abriga um charmoso restaurante e tem uma bucólica saleta com vista para o mar, tudo muito anos 70.

Manguinhos
Em Manguinhos nasce conglomerado bem sucedido que aglomera uma peixaria, um pier, um barzinho e diversos restaurantes de renome, dentre eles o Quadrucci e uma filial do Anexo Bar. 

Táxi Marítimo

Enquanto isso, pelos lados da famosa Rua das Pedras, táxis maritimos oferecem viagens rápidas a praia da Azeda e ate a Tartaruga.

E voilá!

Uma estátua foi erigida à Bardot, na orla que leva seu nome. Ela talvez não saiba, mas, é adorada pelos habitantes, que recebem muito bem os franceses e que prosperam com a ajuda deles, a exemplo do recente 'Taverne 67', o novíssimo bistrô francês ao lado do 'David', dirigido pelo apaixonado Frank, um chef que fala alemão fluente e português com aquele sotaque dos nativos da Franca, e que, o carioca, brincalhão, adora criticar e imitar, mas, que o buziano já se acostumou a ouvir. No Taverne a simplicidade e a sofisticação encontraram em Búzios um verdadeiro terreno de treinamento, e isso, aqui, tem de sobra!







DICA:

Festival Gastronômico-em outubro

Restaurante

ORLA BARDOT
Empanadeira - Rua Cezar Augusto S Luiz 11, Armação de Búzios,RJ
Tel: (55) (21) (22) 2226234608  

Restaurante Satyricon- Av. José Ribeiro Dantas 500, Orla Bardot –
Tel: (55) (21) (22) 2623-1595

Capricciosa-
Billabong (australiano)-

David-Rua Manoel Turíbio de Farias 260 – Centro
Tel: (55) (21) (22)2623-2981

Pátio Havana-  Rua das Pedras, 101,
Tel: (55) (21)  (22) 2623-2169



Restaurante Argentino

Estância Don Juan- Rua das Pedras, 178
Tel: (55) (21) (22) 2623-2169 skype_highlighting.
Lorenzo-
Alessandro-
Chez Michou-Rua das Pedras, 90
Tel (55) (21)  (22) 2623-2169

Manguinhos
Quadrucci-
Anexo Bar-
Casa da Sogra av. Geribá – 76- Manguinhos
Tel: (55) (21) (22) 2623-7707
Francês
Taverne 67-  Rua Manoel Turíbio de Farias 222
David-

Doce
Torta da Creuza-

Danceteria
Zapata- Tel: (55) (21) (22) 2623-0036- OrlaBardot

Hotel
Cigalon- Rua das Pedras 199 (Pousada do Sol)
tel: (55) (21) (22) 2623-6284/ 92173357

Pousada
Byblos- Rua Alto do Humaitá, 14 - Centro
Tel: (55) (21) (22)- 22 2623-1162
skype_highlighting / byblos@byblos.com.br

Sites de informação

O PERUANO MARIO VARGAS LlOSA ACABA DE GANHAR O NOBEL DE LITERATURA, DALE!!


 Mario Vargas Llosa NOBEL de literatura.

NOTÍCIA
LITERATURA

O escritor peruano Mario Vargas Llosa ganhou hoje o Prêmio Nobel de Literatura 2010 por sua "cartografia das estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual", justificou a real Academia sueca.


Autor de "A cidade e os cachorros", nascido em 1936 em Arequipa (Peru) e que tem também nacionalidade espanhola, nas apostas dos favoritos do Nobel há anos, é o primeiro escritor latino-americano a vencer o Nobel de Literatura desde o mexicano Octavio Paz, em 1990.
 
Em uma primeira declaração, transmitida pelo presidente do júri do Nobel de Literatura, Peter Englund, Vargas Llosa disse sentir-se "muito comovido e entusiasmado" pelo prêmio.

O escritor está em Nova York, onde ministra aulas na Universidade de Princeton.
"Ele havia levantado às 5h para dar aulas. Recebeu a ligação informando às 6h45min, enquanto trabalhava intensamente", contou Englund.
(FONTE: Terra) 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ATACAMA ATACAR!

Dica é de Beatriz Pantaleão,
Diretora da Fundação Gol de Letra
http://www.goldeletra.org.br/
Beatriz e Simone on the road











Beatriz e a amiga Simone resolveram este ano conhecer o deserto de Atacama. Bia conta que esta viagem é uma experiência imperdível, a paisagem, a atmosfera, tudo faz você se integrar com aquela energia e refletir.
O ponto alto para ela foram as Termas Puritama:- “Fazer um traking pelo Canyon de Puritama, onde é possível desfrutar de paisagens desérticas únicas e culminar nas Termas de Puritama,  formada por 7 piscinas de águas naturais e quentes. Uma delícia !!!”.
Termas Puritama



Atacama fica ao norte do Chile. É considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo. Devido a essa altitudes as correntes marítimas do pacífico não conseguem chegar  a região, porém é comum nevar perto dos vulcões. A temperatura varia de 0ºC à noite e 40ºC durante o dia.

O clipe frozen de Madonna foi gravado no Mar de Sal do deserto e o 007 de James Bond foi gravado no Hotel Perla de las Dunas. O ponto de saida é San Pedro do Atacama ou São Pedro do Atacama,  com mais de 3 000 habitantes, possui uma vida agitada, com o Museu Del Padre Le Paige (de acervo arqueológico), bares e restaurantes lotado de tursitas de todo o mundo é claro! Eles chegam la para fazer trekking, montanhismo,mountain bike, meditar, pensar,  enfim... o que vale é viver a vida!


FUNDAÇÃO GOL DE LETRA
A Fundação Gol de Letra é uma iniciativa dos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo que desde 1998 atua no fortalecimento educativo de jovens em risco social, no Rio e em São Paulo, atendendo cerca de 1.200 jovens e sua família, o que culmina no fortalecimento de suas comunidades.

___________________________
Atacama por Beatriz Pantaleão
Director de la Fundación Gol de Letra

Beatriz y su amiga Simone decidió este año conocer el desierto de Atacama. Bia dice que este viaje es una experiencia inolvidable, la atmósfera tranquila, e te integración con la naturaleza te hace reflejan.

El punto culminante para ella era las Termas Puritama : - "Hacer un traking de Puritama Canyon, donde se puede disfrutar de paisajes únicos del desierto y culminará en los Baños de Puritama, que consta de siete piscinas naturales y aguas cálidas. Una delicia !!!".

El desierto de Atacama se encuentra al norte de Chile. Es considerado el mayor desierto y el más seco del mundo. Debido a las elevaciones de las corrientes del océano Pacífico que no puede llegar a la región, pero la nieve es común cerca de los volcanes. La temperatura varía de 0 º C por la noche y 40 º C durante el día.

El clip frozen de Madonna se registró en el Mar del Sal e lo 007 de James Bond fui gravado en lo Hotel Perla de las Dunas. El punto de salida es San Pedro de Atacama, con más de 3000 personas, tiene una vida muy festera, con el Museo del Padre Le Paige (de las colecciones arqueológicas), bares y restaurantes con turistas  de toda parte del  mundo, por supuesto! Los turistas van para hacer  trekking,  montañismo, ciclismo de montaña, meditar, pensar, pasera... en última instancia lo que importa es vivir la vida!

FUNDAÇÃO GOL DE LETRA

La Fundación Gol de Letra es una iniciativa del ex jugadores de fútbol Rai y Leonardo, que opera desde 1998 en el fortalecimiento de la educación para los jóvenes desfavorecidos en Río y Sao Paulo, sirviendo a aproximadamente 1,200 jóvenes y sus familias, que culmina en el fortalecimiento de sus comunidades.

______________________






DICAS:

Fundação Gol de Letra

Dicas de Atacama
http://www.sanpedrochile.com/atacama

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CASA ZEN NA JOATINGA

Dica de Daniella Miranda


Hoje a dica é para os produtores de eventos. A simpática Daniella Miranda esta disponibilizando sua casa na praia da Joatinga (Rio de Janeiro) para festas. A CASA ZEN DO JOÁ é um charme.
O site esta em português, espanhol e inglês.


BOAS FESTAS!
http://www.casazendojoa.com/


Daniella Miranda
tel: (55) (21) (21) 9390- 1516

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

De 15 a 17 de novembro o Fazenda da Lagoa recebe ALEX ATALA


Dica:  Eduardo Lins
Engenheiro Florestal & Paisagista








______________________________
FAZENDA DA LAGOA- BAHIA- BRASIL.
Dentro ainda do conceito Hotel Butique quem nos dá a dica é o paisagista Eduardo Lins.
FAZENDA DA LAGOA- Fica situada em uma paradisíaca fazenda de coco e dendê a quarenta minutos de Ilhéus (sul da Bahia/Brasil). Destino conhecido e imortalizado pelo autor do livro Gabriela, o baiano Jorge Amado.
O hotel possui apenas 14 bangalôs/suítes - cada um com sua composição de cores e detalhes específicos, com uma ampla sede rodeada de deck, espaço de relaxamento e piscina. O conceito é valorizar a privacidade de seus hóspedes, através do meio ambiente, do conforto e da qualidade de seus serviços.

De 15 a 17 de novembro o Fazenda da Lagoa recebe o renomado chefe de cozinha ALEX ATALA, eleito chefe do ano pelo Guia Quatro Rodas em 2006, o seu restaurante, D.O.M., em São Paulo, foi considerado 18º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, segundo a lista San Pellegrino World’s 50 Best Restaurantes de 2010.
______________________________________________


FAZENDA DA LAGOA- Está situada en una maravillosa hacienda de coco y aceite de palma a cuarenta minutos de Ilhéus (al sur de Bahía-Brasil). Destino conocido e inmortalizado por el autor de Gabriela, Jorge Amado.

El hotel sólo tiene 14 bungalows y suites - cada uno con su composición de colores y detalles finos, con sede central rodeado por un gran deck , piscina y zona de relax. El concepto es preservar la privacidad de sus clientes a través del ambiente, la comodidad y la calidad de sus servicios.

De 15 a 17 noviembre a Fazenda da Lagoa recibe el chef brasileño Alex Atala, reconocido internacionalmente, elegido chef del año por la Guía Quatro Rodas de 2006, su restaurante DOM, de São Paulo, fue considerado 18º  mejor restaurante el mundo y el mejor de la América del Sur, de acuerdo a 50 la lista San Pellegrino World's Best Restaurantes 2010.



________________
Como chegar:
Rodovia BA 001 Una – Ilhéus- Bahia- Brasil
Km18 - Caixa Postal 24 - Dependência, Una - Bahia - Brasil
Telefone: +55 (21)  (73) 3236-6137
E-mail: reservas@fazendadalagoa.com.br
GPS:Latitude de 15°  12'  171 S/ Longitude 038°  59'  859 W
BLOG DA LAGOA
EDUARDO LINS
http://www.eduardolins.com.br/
ALEX ATALA
Restaurante DOM DE Alex Atala (SP/BRASIL)
http://www.domrestaurante.com.br