sexta-feira, 20 de maio de 2011

Points de Surf em EL SALVADOR, ARRIBA!!!!!

DICA
SERGIO CHERMONT FILHO

SURFANDO EM EL SALVADOR

Já que o Brasil acaba de emplacar com o surfista minerinho vencendo a final do Rio Pró, terceira etapa do circuito mundial do surf, a dica agora é de um expert no assunto o advogado e surfista Sergio Chermon, que conta quais são os melhores points de El Salvador. Arriba!

Las Flores

Para quem gosta de boas ondas, comodidade e muita aventura, El Salvador é um destino perfeito. Este pequeno país da América Central, com cerca de 6 milhões de habitantes, guarda uma natureza muito bem preservada que oferece ao visitante uma variedade grande de programas para se divertir.

Nos seus 320 km de costa é possível percorrer em poucas horas de viagem qualquer destino da região. E olha que opções não faltam: praias belíssimas, visitas aos parques nacionais, visuais incríveis dos vulcões (alguns já extintos e outros apenas adormecidos), prática de raffting, tour gastronômico nas montanhas e banhos em cachoeiras deslumbrantes para repor as energias.

Além disso, e principalmente, as ondas de El Salvador são fantásticas, a água do mar é quente e o clima subtropical predomina. Ou seja, um convite ao prazer para qualquer surfista que goste de boas ondas e natureza exuberante.

Esse espírito de aventura e em total harmonia partimos eu, Marcelo Bôscoli, seu filho Gabriel Bôscoli e mais 4 amigos “recém formados” na escola de surfe do Pedro Muller (Marcão e seu filho Rafinha, Antonio Barça e Ricart Gil) para uma viagem de sete dias neste paraíso de direitas que é El Salvador.

Planejamento

Nesta uma semana, dividimos nosso tempo da seguinte forma:

- 4 dias na região de La Libertad, onde se encontra a famosa onda de Punta Rocas (direita “world class” procurada por surfistas “regular footers” do mundo inteiro devido a enorme distância percorrida e paredes e tubos incríveis), além de Sunzal, Km 59 dentre e outras;

Punta Rocas

- 3 dias na região de El Cuco, onde se situam as ondas de Las Flores (considerada pelo surfista havaiano Shane Dorian como uma das melhores direitas que já surfou na vida) com as vizinhas La Vaca e El Toro merecendo registro, além de Punta Mango.

Punta Mango

Todas essas ondas quebram para direita, com swells variando de 2 até 10 pés, sendo o swell de 6 pés o que mais se ajusta aos fundos de areia e pedra redonda desses picos.

Day by Day

1º Dia

Acordamos às 5h da madrugada pelo nosso capitão Marcelo Bôscoli (o mais experiente e também o mais fissurado do grupo) e surfamos Punta Rocas sem ninguém. Direitas de 5 a 6 pés quebrando sem parar. Foram 3 horas de surf pela manhã seguidas de um café da manhã regado a frutas e cereias na piscina da pousada situada em frente ao pico de Sunzal. Na parte da tarde surfamos mais 3 horas seguidas em Sunzal. A noite jantamos no restaurante da pousada e depois de uma “session” de filme de surf fomos dormir exaustos!

Sunzal

2º Dia

Acordamos às 4:30h. Chovia muito! Gabriel e Rafinha (os mascotes da turma) queriam dormir mais um pouco, mas Marcelo não aliviou. O mar havia baixado um pouco e fomos conferir o surf em Punta Rocas novamente. Apesar de menor, a direção do swell estava perfeita e os tubos fizeram a cabeça da galera. Destaque para quem? Para os mascotes Gabriel e Rafinha que surfaram altos tubos e depois reconheceram que “Deus ajuda quem cedo madruga”.

A tarde fomos surfar num “secret” que o capitão Marcelo nos levou com o compromisso de que não revelássemos a ninguém o nome nem a direção do lugar. Surfamos altas direitas até anoitecer. Enquanto o Sol se escondia de um lado, uma lua cheia enorme e laranja brotava na nossa frente. Que visual!

Sergio em El Salvador

3º Dia

Entramos no mar ainda escuro e surfamos ondas de 1 metro. Era dia de partir para Las Flores e por isso decidimos surfar em frente da pousada. A onda em Sunzal é um pouco mais cheia, porém com boa formação de “point break” para direita. Os “recém formados” Antonio, Marcão e Ricarti se sentiram muito a vontade e pegaram boas ondas. Após o café da amanhã, embalamos as pranchas e fomos para Las Flores.

4º Dia

Como não poderia deixar de ser, nosso capitão acordou todos às 4:30h da madrugada e pouco depois já estávamos partindo para Punta Mango. A maré estava ideal. O mar havia subido consideravelmente e estava um pouco “storm” pela manhã. Com o raiar do sol uma leve brisa de terral começou a soprar e as ondas foram acertando. Marcelo tirou a sorte grande e pegou a melhor da série que entrou com 8 pés “plus”.

A tarde surfamos Las Flores clássico, com séries de 6 pés. Foi o melhor dia de surf da viagem!
Sergio em movimento

5º Dia

Altas ondas em Punta Mango pela manhã e direitas sensacionais em Las Flores a tarde. Muito sol, muita onda! Paraíso! Nesse dia demos uma relaxada na pousada e fizemos um torneio de ping pong, regado a cerveja e camarão.

6º Dia

Surf o dia inteiro com ondas de 5 pés. Resolvemos desbravar La Vaca e El Toro, duas direitas vizinhas a onda de Las Flores, que quebram sobre bancadas de pedras muito rasas e por isso perigosas. Não havia ninguém surfando por ali até que um surfista local apareceu com uma prancha muito toco e mostrou para a galera como é que se entubava. O cara parecia não ter amor a vida. Drops insanos. Diferente de Punta Rocas, ali os locais são gentis e amigáveis.

La Vaca

7º e último Dia

Estávamos exaustos! Quase desistimos de surfar. Mas com o Capitão Marcelo no grupo não tem conversa. As 4:30h da madrugada fomos acordados e obrigados a pegar nossos equipamentos e descer para a praia. Capitão já havia organizado tudo e o nosso barqueiro já estava nos esperando para nos levar para Punta Mango.

O Mar havia reagido e o surfe foi alucinante. 5 a 6 pés, terral, ondas longas e consistentes, de qualidade. Todos estavam de cabeça feita com sentimento de dever cumprido, prontos para voltar a rotina de trabalho.

História de El Salvador

Até os anos 80 El Salvador era tido como um país perigoso para se visitar. Hoje em dia já é possível viajar com segurança. O Governo criou recentemente a polícia do turista e podemos vê-la a todo instante nas áreas onde há maior concentração de hotéis e visitantes.

A estrutura turística está muito boa, com excelentes hotéis e pousadas, bem como restaurantes de ótima qualidade. As estradas são conservadas e bem sinalizadas. A capital San Salvador também é muito agradável e dispõe de shoppings centers com um mix de lojas bem variados, de bom nível e preço atraente. A moeda local é o dólar e a língua o espanhol.

__________________________

Las Flores
Dado que Brasil acaba de ganar, con el surfista  minerinho  la final del Pro Río, la tercera etapa del circuito mundial de surf del circuito, la recomendación hoy es de un experto en el tema, lo l abogado y surfista Sergio Chermon Sergio, que nos dice que son los mejores puntos de El Salvador. Arriba!

Para aquellos que buscan buenas olas, mucha aventura y el confort, El Salvador es un destino perfecto. Este pequeño país centroamericano, con cerca de 6 millones de personas, mantiene una naturaleza bien conservada y ofrece al visitante una amplia variedad de programas para la diversión.

En sus 320 km de costa se puede ir en pocas horas de viaje a cualquier destino de la región. Hay mucho que hacer: Hermosas playas, visitas a parques nacionales, impresionantes efectos visuales de volcanes (algunos ya se han extinguido y otros estaguinados), la práctica de rafting, tour gastronómico en las montañas y baños en las impresionantes cascadas impresionantes para recargar sus baterías.

Por otra parte, y en especial las olas de El Salvador son fantásticos, el agua de mar es cálido y predomina el clima subtropical. Entonces, Es una invitación para lo surfista que le gusta de buenas olas y vegetación exuberante.

Este espíritu de aventura y en total armonía, nos pusimos yo, Marcelo Bôscoli su hijo Gabriel y más cuatro amigos "graduados" en la escuela de surf de Peter Muller (Marcáo Rafinha y su hijo, Antonio Gil y el Barça Ricart) para un viaje de siete días en este paraíso  que es El Salvador.

Planificación

En una semana, dividimos nuestro tiempo de la siguiente manera:

- 4 días en la región de La Libertad, donde las famosas olas de Punta Rocas (a la derecha “world classe”  buscado por los surfistas "regular footers”  de  todo el mundo debido a la enorme distancia y paredes y tubos increíbles), y el Sunzal, KM 59, entre otros;

- 3 días en El Cuco, donde están las olas de Las Flores (considerado por surfista hawaiano Shane Dorian como uno de los mejores derechas  que pego en su vida) con el cercano La Vaca y El Toro merece registro, y Punta Mango también

El Toro

Todas estas olas rompen hacia la derecha con olas de 2 a 10 pies, siendo el swell de 6 pies los más adecuadas para fondos de arena y piedra redonda de estos picos.

Día por Día

Día 1

Me desperté a las 5 am de la mañana por nuestro capitán Marcelo Bôscoli (lo más experimentado del  grupo) y surfamos en una deserta Punta Rocas. Derechos de 5-6 pies sin parar. Eran 3 horas de surf por la mañana seguida de un desayuno acompañado con frutas y cereales en la piscina situada en frente del albergue delante de lo pico Sunzal. Por la tarde nos pusimos a surfar más de 3 horas seguidas en el Sunzal. La noche cenamos en el restaurante del albergue y después de una "sesión" de la película de surf nos fuimos a la cama agotado!

Las Flores

Día 2

Hasta a las 4:30 pm Ha llovido mucho! Gabriel y Rafinha (los mascotas de la clase) quería dormir un poco más, pero Marcelo no aliviara. El mar había bajado un poco y nos fuimos a ver las olas de Punta Rocas de nuevo. Aunque menor, la dirección del swell era perfecto y los tubos perfectos. Destacar para quién? Para lo pequeños Rafinha y  Gabriel que surfaram tubos de alta

Por la tarde fuimos surfar en un "secret" que el capitán Marcelo nos llevó con el  compromiso que nos otro nos  reveló a nadie el nombre ni la dirección del lugar. Alto derecho de navegar hasta el atardecer. Mientras el sol se escondía en un lado y una luna naranja enorme lleno corría delante de nosotros. ¡Qué vista!

Día 3

Entramos en el mar todavía estaba oscuro y surfamos olas de 1 metro. Era el día de ir para Las Flores, y por eso decidimos surfar delante de la posada. La ola en Sunzal es un poco más llena, con buena formación de  "point break" a la derecha. Los "recen graduados" Antonio, Marcão y  Ricarte  se sentía muy confortables y teñirán buenas olas. Después del desayuno y fueron a Las Flores.

Sunzal en Las Flores

Día 4

Como no podía ser nuestro capitán Marcelo nos despertó  a las 4:30 horas, en la mañana y poco después nos fuimos a Punta Mango. La marea estaba perfecta. El mar se había elevado considerablemente y era un poco "storm" en la mañana. Con el sol brillaba, una brisa marina comenzó a soplar y las olas fueron se acertando. Marcelo tuvo la grande suerte y pegó la mejor de la serie que entró con 8 pies “plus”

La tarde en Las Flores con clásica de surf, con series de 6 pies. Fue el mejor día de viaje de surf!

Punta Mango

Día 5

Muchas olas en Punta Mango en la mañana y derechas sensacionales  en Las Flores por la tarde. Mucho sol, muchas olas! Paraíso! En ese día relajamos en el albergue e creamos un torneo de ping pong, regado con cerveza y camarón.

Día 6

Surf durante todo el día con olas de 5 pies. Decidimos valiente La Vaca y El Toro, dos derechos vecinos de la ola de Las Flores, que quiebran en los bancos de piedra muy poco profunda y por tanto peligroso. Nadie estaba surfando  alrededor hasta que un surfista local con un tablero apareció  y mostró cómo es intubado. El tipo parecía no tener amor a su vida. Drops locos. A diferencia de Punta Rocas, que los lugareños son amables y amistosos.

7 º  y el último Día

Sergio em prática

Estábamos agotados! Casi abandonamos lo surf. Pero con el capitán Marcelo grupo no tiene ninguna negociación. 16:30 de la mañana nos despertó y obligó a recoger nuestro equipaje y bajar a la playa. El capitán tenía todo organizado ya y nuestro barquero ya estaba esperándonos para llevarnos a Punta Mango.

El mar había reaccionado y el oleaje era impresionante. 6.5 pies de olas en alta mar, tiempo y calidad consistente. Todos estábamos contentos, con sentimiento de victoria, listo para volver a la vida del trabajo.

Historia de El Salvador

Incluso 80 años El Salvador fue considerado un país peligroso para visitar. Hoy en día es posible viajar de forma segura. El Gobierno ha creado recientemente la policía para los turistas y  puede ver los a todo el tiempo en las zonas donde hay una mayor concentración de hoteles y visitantes.

La infraestructura turística es muy buena, con excelentes hoteles y posadas y restaurantes de excelente calidad. Los caminos están bien mantenidos y señalizados. La capital San Salvador es también muy agradable y cuenta con centros comerciales con una mezcla de tiendas y nivel de precios variados, buenos y atractivos. La moneda local es el dólar y el idioma español.

Dicas interessantes:

Pousada Casa de Mar Hotel and Villas- Vista do Restaurante
Pousada em Sunzal:

Pousada Casa de Mar Hotel and Villas- Aqui o Restaurante também é muito bom, um dos melhores da região.
(503) 2389.6284
2389.6279
7798.8125

Pousada em Las Flores:

Las Flores Resort- Praia de Las Flores, San Miguel, El Salvador, C.A.
(503)2619-9065
(503)2619-9118

Surf Camp da Billabong.
Melhor pico da região, fica em frente a onda de Las Flores. Alto nível.

SITES P PESQUISAS:
Las Flores Resort:

_____________________
* Aluguel de carro você consegue no próprio aeroporto.