quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Porto (Portugal) é o point
















E desde essa nota aqui em 2011 que vimos celebrando a Região do Porto (Portugal) pois bem, nessa última edição da Vogue Brasil, Novembro de 2016, a revista aponta que o Porto é a nova Berlim da Europa! 


" A segunda maior cidade de Portugal vem sendo chamada de " A nova Berlim" , tamanho o número de novidades. À frente, o restaurante imperdível DOP do badalado chef Rui Paula, no Palácio das Artes, que tem butiques dos principais nomes da moda portuguesa. Onde fica: No magnífico e histórico Palácio do Freixo ou no retô-contemporâneo Vintage Porto. Vale a visita:  A Casa da Música, a Fundação de Serralves, a Scar- ID, com os novos hotnames da moda e do designer locais, e um jantar na Casa do Chá de Boa Nova. O que levar: Mc Queen, o primeiro perfume assinado por Sarah Burton para a Alexandre McQueen; um terninho de lamê Drives van Noten; um par dos polêmicos- e ultraconfortáveis- sapatos Elliptic da Céline.

 (Vogue Brasil/ Novembro 2016. JET Legging por Bruno Astuto, pag. 64) 












REGIÃO DOURO EM PORTUGAL ESTÁ BRILHANDO




Para quem vai ao Porto, em Portugal, vale conhecer e se possível se hospedar no  The Yeatman. http://www.the-yeatman-hotel.com/. O Hotel é de luxo, com direito a spa de vinho. Sua decoração reune a cultura portuguesa e inglesa. Para quem não sabe, há mais de três séculos que o Porto acolhe as antigas famílias britânicas que ao longo das gerações se dedicam ao comércio do Vinho, do Porto é claro.




Spa de vinho no Yeatman

O The Yeatman tem vista para o Rio Douro e a ribeirinha, área tradicional da cidade, porque  fica  na zona alta do centro histórico de Vila Nova de Gaia, cidade colada ao Porto e a alguns passos das caves (dica de roteiros abaixo).


O Chefe Gastronômico Costa com a mão na massa


REGIÃO DOURO!


A Região Douro, dos vinhedos,  vai do inicio do Rio Douro até Tua. Ela tem tradição e reconhecimento. Por ser a área vincula mais antiga do mundo, produz vinho há mais de 2 mil anos, em 2001, recebeu o titulo de Património da Humanidade, da UNESCO.

 

No Douro vale conhecer o Vale do Côa, a Capela de S. Pedro de Balsemão, do século VII, em Lamego e, as ruínas de Panóias em Vila Real.

A herança medieval é também marcante com os seus Castelos: Numão, Marialva, Penedono e o Palácio de Mateus que recordam a cada instante, a importância estratégica que o Douro sempre assumiu na história. Aproveite para passear de barco pelo próprio rio. 

Visite as caves e prove vinho e azeite. Muitas vinícolas fazem também azeite de qualidade como a Quinta do Castro, que produz o extra virgem, sem qualquer processo químico, tanto no cultivo das olivas quanto na produção. Este azeite expressa bem as características de seu terror,  (Wish Report, 2010). A exportadora Qualimpor comercializa no Brasil.


O Enoturismo ou Turismo Vitivinicola, concentrado à volta do vinho apresentam as vertentes ambientais, culturais e gastronômicas da região e diversos produtos associados, de artesões locais. Para quem não quer ficar só no Porto ou no The Yealtman há boas opções de hotéis boutique na região, anota ai:

HOTEL SPA NA ROTA DO VINHO

  • Quinta da Romaneira Cotas, Alijó, 254-732-432-



  • Quinta do Vale do Abraão, Samodães, Lamego, 254-660-600.




 
ROTA DO VINHO


Rota do Vinho do Porto em http://www.rvp.pt/


Instituto dos Vinhos do Douro e Porto em http://www.ivdp.pt/


Caves de Vinho do Porto em http://www.cavesvinhodoporto.com/



INFORMAÇÔES ADCIONAIS

Azeite 

http://www.qualimpor.com.br/


http://www.quintadocrasto.pt/