segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um Rio com sabor italiano



Kathia Pompeu da Conceito A











Dica de Kathia Pompeu
Editora da Revista CONCEITO A

PS: o site no momento está sendo reformulado, mas, guarde esse endereço! 














 Colaboração de Zela Brum
http://www.cozinhadazela.blogspot.com/



________________________________________






A dica agora é de Kathia Pompeu, editora da Revista Conceito A. Lançada em 2008 é uma publicação trimestral, 100% carioca, que tem artigos relacionados a arquitetura, designer, arte e estilo de vida. Se você quer se sentir in na cidade maravilhosa ponha essa revista de baixo dos braços e vai, Ok? 




Kathia nos recomenda provar agora, em agosto, o novo menu degustação criado pelo chefe milanês Umberto Vegetti para o tradicionalíssimo restaurante italiano Da Brambini em comemoração aos 20 anos (!) da casa. Viu? Nem tudo é desgosto no mês de Agosto.


O restaurateur milanês Umberto Vegetti


O Da Brambini fica na praia do Leme o que já garante um lindo visual. A decoração acaba de ser repaginada, mantendo um bar em madeira e uma parede de vidro que permite ao cliente ver o preparo do seu prato na cozinha, um charme. O local mantém o clima de uma autêntica trattoria.

Da Bambrini- uma trattoria Al mare





Situando- Região da Lombardia.

Aproveitando a deixa pedimos a nossa colaboradora Gisele Brum, que é chefe de cozinha e morou em Vênto, região vizinha de Lombria para nos contar um pouco sobre o espírito de lá.


Zela diz que junto com Piemonte ela é conhecida pelas massas frescas, polentas e risotos. É a terra da vitela e também das receitas que capricham na manteiga.“ A Lombardia é um encanto de região. Estive lá várias vezes, rodei os campos, as cidades mais variadas, das pequenas à sofisticada. Quanto a capital Milão, bem... odeio Milão, ;-) mas, gosto de Bérgamo, Mantova, Lodi, Cremona (...) Me diverti, aprendi, me comovi com a vida e a alegria das pessoas. Fiz muitas pesquisas culinárias e degustações sem fim”, conta Zela.


Tiramisù

A bela Lombardia cultiva arroz, pimentões e os mais variados tipos de hortaliças; além de peixes; faisões e gansos. Entre as carnes, destaca-se a de vitela que deu fama às costeletas e ao ossobuco lombardo. Zela conta que é nesta região que são produzidos os famosos queijos: Gorgonzola, Taleggio, Stracchino e o Grana Padano. É de lá também o mascarpone, usado na receita do doce mais conhecido da Itália, o Tiramisù. O prato mais tradicional é o "Risoto alla Milanese" que foi o primeiro de todos e deu origem a uma infinidade de risotos que conhecemos, nos ensina la Bella Zela!

Grana Padano


Risoto alla Milanese que foi o primeiro de todos


E La Rede Latitudes ringraziare questas ragazzas Zela e Kathia Pompeu per queste prezioses informazionis, GRAZIE BELLAS!
E já que estamos no clima Mastroianni & Sofia Loren indicamos aqui dove ir mangiari no Rio de Janeiro e no entorno da cidade. 
Dica no entorno


Locanda della Mimosa em Petrópolis
















Locanda della Mimosa
O clássico restaurante comandado pelo chefe Dânio Braga está entre os melhores da região serrana fluminense.
Alameda das Mimosas, 30 - Fazenda Inglesa- Petropolis – RJ
Tel: 55 24 2233-54057. 


Gruta Di Capri- Eleita a melhor pizza













Gruta Di Capri

Esta é uma dica sentimental para quem é de Niterói ou gosta de pizza a Gruta, pros íntimos como nós, do saudoso Arturo Bonelli é o Bar Lagoa dos niteroienses.

Aberta em 1956 pelo seu Arturo a casa agora está sob o comando da neta Sheila que faz questão de manter o espírito italiano não só a decoração da época, o que faz do local um charminho, quanto à qualidade da pizza preparada com o famoso molho de tomate da casa, merecendo inclusive o prêmio Gourmet do Globo de melhor Pizza.


A Gruta que é um patrimônio da cidade, abriu filiar na região oceânica da cidade, em itaipu. Pode falar que veio pela recomendação do Latitudes e pede um desconto a Sheila vai aceitar ;-)

Rua Miguel de Frias, 37 - lojas A e B, Icaraí, Niterói - RJ
Tel.: 55 21 2719-6625
Seg. a qui, das 17h30m à meia-noite; sex, sáb e dom, das 11h30m às 15h e das 17h à meia-noite

Dica da Gisele Brum na cidade do Rio de Janeiro

Da Bambrini
Atlântica, 514- Loja B- Leme- RJ
Tel.: 55 21 2275-4346 l 2542-8357


La Fiducia Ristorante
Desde 2009 é do maître e sommelier Valmir Pereira e segundo o próprio é um típico restaurante fino italiano.
Rua: Duvivier, 21 - Copacabana – RJ
Tel.: 55 21 2295-7474
Diariamente do meio dia ao último cliente. 

Terzetto












Terzetto Ristorante
Ofereçe as refinadas trufas brancas. Faz a alta gastronomia com toques contemporâneos.
Rua Jangadeiros, 28 - Ipanema – RJ
Tel: 55 21 2247-67973.

Cipriani (Copacabana Palace)
Situado na pérgola do Copacabana Palace, nada mais chique! o Cipriani está em reforma: na sua gastronômia e na decoração do salão. A essência do restaurante continuará sendo a alta gastronomia e o chefe Nicola Finamore já está desenvolvendo o novo cardápio. A decoração é do francês Michel Jouannet que fará uma atmosfera ainda mais italiana, com arandelas de Murano e espelhos venezianos, essas informações estão no site da casa. É aguardar para ver e sentir!
Av. Atlantica, 1702 – RJ
Tel: 55 21 254587474. 


Gero










Gero
Da já renomada cadeia de hotéis e restaurante Fasano, o Gero é o filhote mais informal, informa o dono e criador Rogerio Fasano. Mas não se iluda a informalidade está em pratos deliciosos, mas, menos rebuscados e na decoração mais relaxada e só. No preço ele é também bemmm bem formal! Vale conhecer
Rua Anibal de Mendonca, 157 - Ipanema – RJ
Tel: 55 21 2238-81585.


BACIO, DIVERTITI, TCHAU!!!!!