quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2012- 2013 Ano de Portugal no Brasil & Brasil em Portugal

ESTA BONITA A FESTA Ó PA! 


"Tabu" filme do cineasta lusitano Miguel Gomes
Em fevereiro de 2011 nós anunciamos o  intercâmbio cultural entre Brasil & Portugal que aconteceria em 2012. Agora publicamos um resumo da programação oficial,  que acontecerá de 07 de setembro, deste ano, dia da independência do Brasil até o dia 10 de junho de 2013, dia de Portugal.   



Programação Ano de Portugal no Brasil :


A fadista Mariza cantará com Milton Nascimento 





SHOWS

- Dia 12 de setembro, Rio de Janeiro- a cantora fadista Mariza cantará  com Milton Nascimento;

- Dia 15 de setembro, Rio de Janeiro- The Gift fará show no Studio RJ;

- Dias 21 e 23 de setembro, Rio de Janeiro- António Zambujo tocará com Rodrigo Maranhão, no Teatro Nelson Rodrigues.

TV



http://vimeo.com/48957461# 
(Musica Português Brasileira no Canal Brasil) 


- Dia 15 de Setembro estreia no canal Brasil o programa do músico Pierre Aderne, Música portuguesa brasileira- A atração foi gravada em encontros intimistas de artistas portugueses, brasileiros e cabo-verdianos. 

CINEMA

- De 27 de setembro a 11 de outubro- Festival do Rio- terá uma mostra especial dedicada à produção lusitana- " Imagens de Portugal", onde cineastras consagrados tais quais, João Canijo, Teresa Villa-verde e João Pedro Rodrigues se unirão à estreantes como Miguel Gomes (diretor de Tabu) e Vicente Alves do Ó. 

ARTES PLÁSTICAS

- a partir de 18 de dezembro- Rio de Janeiro- Museu de Artes Modernas, Vieira da Silva, Filipa César, Carlos Bunga, Cabrita Reis e José Pedro Croft, além,da exposição do escultor Rui Chafes


As esculturas de Rui Chafes estarão no MAM- Rio de Janeiro


LITERATURA

- Editora Leya lança a coleção " Novíssimos" com dez novos autores portugueses distribuído em 10 volumes. 

DANÇA 

- De 2 a 18 de novembro, Rio de Janeiro, Panorama das Danças, traz três companhias portuguesas: Victor Hugo Pontes, Filipa Francisco e a dupla Ana Borralho e João Galante. 

TEATRO

- De 10 a 16 de setembro, São Paulo- Mostra Teatro Português- " E a cabeça tem de ficar?", do grupo Chão de Oliva e a encenação do texto de Plínio Marcos, " O abajur Lilás" da Escola da Noite. 


(Fonte: O Globo) 

Programação Ano do Brasil em Portugal
 


O ABP será lançado no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de Setembro, com a inauguração de uma exposição de Hélio Oiticica no Museu Colecção Berardo, no Centro Cultural de Belém. 



O Terreiro do Paço, em Lisboa, será palco no sábado de um grande espectáculo de Ney Matogrosso e Monobloco, já depois de durante o dia passarem por lá autores portugueses e brasileiros na Festa da Língua Portuguesa. 

Ney Matogrosso


Domingo, está programado um encontro de músicos dos dois países – Paulo Gonzo, Zeca Baleiro, Carminho, Martinho da Vila e Boss AC, sob direcção musical de Zé Ricardo. 

Programação Completa: 

_________________________________________________________________________________
Publicitário Alexandre Bezerra



Por Alexandre Bezerra

De Lisboa

alexbezz@hotmail.com


 

2012

 Brasil e Portugal

Ano dos novos escritores despontarem.

 

Escritor Fernando Pessoa

 




2012 será o ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. Os Ministérios da Cultura dos dois países já estão em contato para elaborar a programação desta iniciativa.

Para já, do lado luso, estão previstas três iniciativas organizadas pela Casa Fernando Pessoa de Lisboa:

·        Um filme de 30 minutos sobre 10 novos escritores portugueses que será exibido nas televisões de ambos os países.
·        Uma coleção de obras de referência da literatura portuguesa para ser distribuída no Brasil a preços reduzidos.
·        E a visita de novos talentos da literatura portuguesa  para darem palestras e conferências em território brasileiro. Entre os escritores convidados, encontram-se nomes como Gonçalo M. Tavares (Prêmio de Melhor Livro Estrangeiro na França em 2010), Valter Hugo Mãe, José Luís Peixoto, Patrícia Reis, Jacinto Lucas Pires, Felipa Leal e Cláudia Clemente, entre outros.

A programação das outras áreas, como cinema, artes plásticas, música e teatro, será divulgada após uma reunião, agendada para breve, entre as Ministras da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, e de Portugal, Gabriela Canavilhas.  2012
- El año del redescubrimiento.
__________________________________________________



Escritor Camões

 2012 es el año de Brasil y Portugal. Los Ministerios de Cultura de ambos países ya están en contacto para desarrollar la programación de esta iniciativa.

Por ahora, en la programacion de Portugal  se han previsto tres eventos organizados por la Pessoa en Lisboa:


·         Una película de 30 minutos alrededor de 10 nuevos escritores portugueses que aparece en la televisión de ambos países.
·          Una colección de obras de referencia de la literatura portuguesa para ser distribuido en Brasil a precios reducidos; visitar los nuevos talentos de la literatura portuguesa para dar charlas y conferencias en Brasil. Entre los escritores invitados, son nombres como Gonçalo M. Tavares (Premio a la Mejor Libro en Francia en 2010), Valter Hugo Madre, José Luís Peixoto, Patricia Reis, Jacinto Lucas Pires, Leal Felipa y Claudia Clemente, entre otros.

El calendario de otras áreas como el cine, las artes, la música y el teatro se darán a conocer después de una reunión programada pronto entre los Ministros de Cultura de Brasil, Ana de Hollanda, y Portugal, Gabriela Canavilhas.


_________________