quinta-feira, 29 de novembro de 2012

cultura e jornalismo cultural na américa latina

RECOMENDAMOS!


PARA PRODUTORES CULTURAIS ;-)
De 28 a 30 de novembro
on line, AGORA!

PRODUCTORES DE CULTURA ;-)
Del 28 al 30/ 11/2012
en línea AHORA!
blhttp :/ / artenavidadaspessoas.wordpress.com / og del evento

_____________



Pensamentos e Ações - Seminário de Cultura e Formação

IC sediará seminário para discutir educação e arte no Brasil e na América Latina


O encontro de três dias terá transmissão ao vivo das palestras e painéis pelo site do Itaú Cultural, com tradução simultânea em português e espanhol. A cobertura do seminário poderá ser acompanhada também pelo blhttp://artenavidadaspessoas.wordpress.com/og do evento.
La reunión de tres días de duración se transmitirá en vivo las conferencias y paneles en el sitio del Itaú Cultural, con traducción simultánea al portugués y al español. La cobertura del seminario también estará acompañado por
blhttp :/ / artenavidadaspessoas.wordpress.com / og del evento.
alguns participantes
Jesús Carrillo


Desde 2008, dirige o Departamento de Programas Culturais do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri. É professor de história e teoria da arte na Universidade Autônoma de Madri. Investiga as relações entre arte e poder na era moderna e as instituições contemporâneas da cultura.



Ilana Seltzer Goldstein


Doutora em antropologia pela Unicamp, é especialista em avaliação de projetos e programas sociais pela FIA/USP. Publicou os livros O Brasil Best-seller de Jorge Amado: Literatura e Identidade Nacional e Responsabilidade Social: das Grandes Corporações ao Terceiro Setor. Ministra aulas de gestão cultural na Fundação Getúlio Vargas e no Centro Universitário Senac, em São Paulo. Trabalha há 15 anos como consultora, coordenadora ou produtora de projetos sociais e culturais em diversas entidades públicas, privadas e do terceiro setor.


Jose Antonio Mac Gregor


Antropólogo, mestre em desenvolvimento social pela Universidade Autônoma Metropolitana da Cidade do México. Foi diretor de ação regional em culturas populares e de capacitação cultural do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México. É consultor da Unesco e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), professor em dez universidades do México, da Colômbia e da Bolívia, e diretor geral do Instituto de Cultura do Município de Querétaro.


Carlos Rendon


Assessor cultural, professor universitário e diretor do projeto Museo y Territorios, do Museo de Antioquia, em Medellín (Colômbia). É mestre em artes plásticas pela Universidade de Antioquia e licenciado em educação artística.


Fernando García Barros


Gestor cultural, arquiteto, professor universitário e artista visual. Mestre em cultura e desenvolvimento e em valoração e gestão do patrimônio cultural. Pós-graduado em planificação e avaliação de projetos, gestão cultural, arquitetura e desenvolvimento e educação superior. Ministra aulas de história da arte, expressão artística e gestão cultural em várias universidades da Bolívia e de outros países da América Latina. Atualmente, é diretor executivo do projeto mARTadero, em Cochabamba, Bolívia.


Mônica Hoff


Artista, educadora e pesquisadora, é especialista em pedagogia da arte e pós-graduanda em economia da cultura pela UFRGS, instituição na qual cursa o mestrado em história, teoria e crítica de arte. Recentemente, foi nomeada curadora de base da 9ª Bienal do Mercosul, que acontecerá em 2013. Coordena, desde 2006, o Projeto Pedagógico desse evento. Presta consultoria e desenvolve projetos de arte e educação.


Sally Mizrachi


Coordenadora geral e do programa internacional de residências do Lugar a Dudas. Integrou desde o começo o grupo de artistas e curadores que desenvolveram o conceito e a estrutura desse espaço, criado por Oscar Muñoz para ativar a cena artística colombiana.


_____________________________






Para Jornalistas
De 05 a  07 de dezembro de 2012
Para Periodistas

05 a  07 de diciembre 2012
ON LINE!

O músico Lobão participará
4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural
O jornalista e a audiência na era da mobilidade, curadoria e redes sociais
* o evento ocorre simultaneamente ao MediaOn – 6º Seminário Internacional de Jornalismo Online, realizado entre os dias 4 e 6 de dezembro pelo Itaú Cultural e Terra;
* evento se produce simultáneamente con MediaOn- 6o Taller Internacional de Periodismo Online, que se celebró del 4 al 6 de diciembre por Itaú Cultural y de la Tierra.
O Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural tem como foco central a análise, reflexão e discussão sobre a reconfiguração do papel do jornalista cultural diante da cultura em rede. Hoje sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos estão colocando o público em contato com fontes e produtores sem intermediários. Nesse contexto, o jornalista de cultura deixa de ser um gatekeeper para tornar-se um gatewatcher.


Desse modo, o jornalista não é mais o responsável por barrar alguém ou alguma obra, mas um vigia, um observador de múltiplas telas que o informam sobre o que está repercutindo no mundo virtual. A perda de influência é apenas um dos dilemas do jornalismo cultural diante da cultura em rede. Sua reconfiguração é o tema do encontro que conta com a curadoria de Cristiane Costa e consultoria de Fabio Malini e José Geraldo Couto.

Curadora Cristiane Costa
El 4 º Seminario Internacional de Periodismo Cultural Rumos tiene como tema central el análisis, la reflexión y el debate sobre la reconfiguración del papel del periodista cultural ante la cultura de la red. Hoy en día los sitios web, blogs, redes sociales, comunidades de proyectos de interés y de colaboración están poniendo al público en contacto con las fuentes y los productores sin intermediarios. En este contexto, la cultura periodista deja de ser un gatekeeper para convertirse en un gatewatcher.
Así, el periodista ya no es responsable por prohibir a alguien o algo de trabajo, pero un observador, un observador de múltiples pantallas que informan acerca de lo que está repercutiendo en el mundo virtual. La pérdida de influencia es sólo uno de los dilemas del periodismo cultural en la faz de la cultura de la red. Su reconfiguración es el tema de la reunión que se está comisariada por Cristiane Costa y consultoría Fabio Malini y José Geraldo Couto.
alguns participantes

Gumersindo Lafuente é professor da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano, presidida por Gabriel García Márquez, e membro da Red Iberoamericana de Periodismo Cultural. Foi diretor de mídia digital do jornal El País, transformando sua redação em referência mundial da internet.


Javier Celaya é criador do portal cultural espanhol dosdoce.com, fundado para incentivar entidades do setor cultural, como editoras, bibliotecas, museus e fundações a utilizar as novas tecnologias sociais. Esteve à frente de mais de 20 estudos sobre o tema, como Industrial Editorial 2.0.
Lobão é músico, cantor, compositor, apresentador de televisão e escritor. Criou e editou a revista Outracoisa, virou um autor best-seller com a autobiografia 50 Anos a Mil e atualmente escreve um guia politicamente incorreto da cultura brasileira: O Manifesto do Nada na Terra do Nunca.



itaú cultural avenida paulista 149 são paulo sp 01311 000 [estação brigadeiro do metrô] fone 11 2168 1777 fax 11 2168 1775 atendimento@itaucultural.org.br | itaucultural.org.br | twitter.com/itaucultural | youtube.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural