quinta-feira, 5 de março de 2015

Caminho de Darwin

A vantagem de se escrever em um blog é que as dicas/matérias podem sempre serem atualizadas. Hoje incluimos aqui nesta programação um bistrô que descobrimos ontem, dia 07/11/2016, no percurso que leva ao caminho de Darwin o " Maria da Toca"- segue abaixo na parte de restaurantes. Veja e anote, vale muito! 


____________________________________________________________


Para você que gosta de esportes na natureza, se envaidece em percorrer longas e rudes distâncias, temos um percurso especial- Rio de Janeiro (Jardim Botânico), Maricá (Fazenda Itaocaia), Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio (Fazenda Campos Novos), Casimiro de Abreu (Barra de São João), Macaé, Conceição de Macabu (Fazenda Sossego), Rio Bonito, Itaboraí e termina na serra de Ititioca, no bairro do Engenho do Mato, em Niterói. Gostou? 





Não? Cansativo ne? ? Imagine-se fazendo esse trajeto, em 1832, sentado numa mula, vindo você de um país gélido como a Inglaterra? O objetivo nem foi quebrar recordes em percursos radicais, ou teste de sobrevivência na floresta tropical, o naturalista Charles Darwin, sim, isto mesmo... DARWIN em seu singelo 22 anos, desembarcou antecipadamente no Rio de Janeiro, no navio Beagle, que estava rumando à Bahia e percorreu esse caminho. Foi diante de nossa diversidade que o joven cientista se inspirou .


O naturalista esteve no  Estado do Rio de Janeiro e criou uma expedição que durou 15 dias, pesquisando as espécies animais e vegetais da nossa biodiversidade. Isso tudo começou na estrada que liga a cidade de Niterói a Maricá. Esse percurso denominado obviamente “caminho de Darwin” já foi mapeado por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense, e está disponível para passeios públicos.



Apesar de  pouco divulgado e sem nenhuma estrutura especial (como transporte até o local, hotel, parque para piquenique, um museu no local, etc.) você pode se aventurar e ir a cavalo, da Serra da Tiririca, no Bairro  de Engenho do Mato, Niterói até a Fazenda Itaocaia, em Maricá, onde Darwin se hospedou. Calma, são apenas 2,2 quilômetros.



TRILHAS NO CAMINHO DE DARWIN


  • São consideradas leves;
  • Você pode agendar a visita guada pelo: falecom@parquedaserradatiririca.org
  • Os guias que contarão histórias do parque, noção de ecologia, cartografia, sustentabilidade e segurança;
  • o numero máximo de grupo de visitantes é de 15 pessoas por passeio, 
  • Cachoeiras próprias para banho;
  • Caminhos que você pode escolher- Alto Mourão, Morro dos Colibris, Morro das Andorinhas e Morro da Peça.





A dica é ir para Niterói e seguir rumo à Região Oceânica, na estrada principal você contornará a rotunda em direção à Engenho do Mato, até ai o GPS irá te guiar. Ao chegar na pracinha central de Engenho do Mato, abra o vidro e pergunte (GPS de área rural é o morador local), aonde fica o caminho de Darwin. Fica no final de uma estradinha, bem em frente desta pracinha, aonde estão os Haras.  É aí que começa a sua aventura, esses Haras estão longe de serem sofisticados, ou terem cavalos de exposição, mas, já vale ir parando para se ambientar. São todos muito agradáveis e alguns permitem até passeio a cavalo. 
Itacoatiara By Duda Fernandes 




DICA DE RESTAURANTES 

Segue então, duas dicas de  restaurantes que visitamos e aprovamos e  estão no trajeto do Caminho de Darwin- Maria da Toca e Taverna de Darwin.

Ambos têm uma  cozinha maravilhosa e são super intimistas, ou seja, não é o local para ver e ser visto, não é o local de badalação, apesar de estarem super badalados para os que gostam de uma programação fora de modismo e conectado com a natureza, os " Hippie Chique". 



Maria da Toca







Na estrada principal que leva ao Caminho de Darwin, pessa ao google para te levar até a Rua 29 - casa 95 - Maravista (Engenho do Mato), Niterói - RJ. Você chegará no bistrô Maria da Toca. Casa do Chefe de cozinha e mergulhador Marcelo Igejas "Mocotó". Mas, nem pense em fazer surpresa, o chefe cujo cardápio é de frutos do mar pescados pelo próprio só atende com reserva de 72 horas, para no máximo 30 pessoas por vez,e unicamente nos finais de semana. Tudo é feito por ele, da focaccia ao sorvete, mais artesanal e exclusivo impossivel. Vale muito a pena. Ligue para (21) 98368-0676 e desfrute  este manjar dos Deuses, provavelmente de Netuno. 








Na nossa visita o menu foi: 





Entradas:

Tomatinho "saltado" e manteiga de cavaquinha acompanhados com a deliciosa focaccia da casa.
Ceviche.
Prato principal:

Cartoccio de frutos do mar.
Sobremesa:

Pudim de tapioca.
Brownie de chocolate com sorvete de avelã e calda de morango com cabernet ou chocolate com café.

Papillote de pêra no açúcar de côco com sorvete de amêndoas e calda de tangerina.



Taverna de Dawin



Segundo até o final desta estrada, e descobrirá a Taberna do Dawin, que fica em uma ladeira bem íngreme. A taverna é uma casa rustica, sem nenhuma pretensão, com comidinha honesta, feita no fogão a lenha, e uma caipirinha gostosa. Eles não aceitam cartões, só cheque ou dinheiro. Mas, o que vale é estar despretensiosamente no clima, diria “campestre naturalista” cercado de muito verde, bem ao gosto de nosso visitante histórico, of course!



Savino o chef do Taverna de Darwin recomendado pelo The New York Time


Se preferir  dormir em Niterói, a dica é seguir rumo ao bairro vizinho- a famosa praia de Itacoatiara.  Lá você pode se hospedar no Itacoatiara Cama e Café. É bem mais que um cama e café, quartos arrumados, piscina, sauna e os donos, um casal muito simpático. O negocio é dormir cedo para aproveitar o visual deslumbrante e se gostar, poderá também surfar, uma das melhores prais no país para este esporte. Se ainda assim a vontade de caminhar coçar os seus pés vale entrar na trilha que leva para escalar a pedra do costão. 




Itacoá By Duda Fernandes 

Costão- Itacoatiara- By Duda Fernandes 







Outro lugar que descobrimos por acaso no site airbnb foi o flat da Jessica que por coincidência vem a ser a filha do chefe de cozinha de dono da Taverna Dawnin! Passamos uns dias lá e recomendamos. O lugar é um charme e a recepção tanto da Jessica quando de sua mãe, Mônica, é super. Super gentis.   Elas têm dois espaços maravilhosos, para duas pessoas, com vista deslumbrante e o melhor, com acesso direto e exclusivo para o mar. 
casa da Jessica 




Itacoatiara








Para ustedes que gustan de los deportes en la naturaleza, charlam orgullosos de sus aventuras emprendido en caminos ásperos e de largas distancias ?  y áspera, tenemos una ruta rara, particular, para ti- Río de Janeiro (Jardín Botánico), Marica (Finanzas Itaocaia), Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio (Granja Campos Novos), Casimiro de Abreu (Juan Bar), Macaé, Conceição de Macabu (Fazenda Sossego), Rio Bonito, Itaboraí y termina en Ititioca vio, en el barrio de Engenho do Mato en Niterói. ¿Te gusta?




No? Cansativo? ? Imagina que estás haciendo ese camino en 1832, sentado en una mula y vienes de un país frío como Inglaterra? El objetivo del nuestro carácter aventurero si quer era romper el récord de deporte extremo, o prueba de supervivencia en la selva, el naturalista Charles Darwin, sí, es cierto ... DARWIN, en su simple 22 años, aterrizó acá, del barco Beagle, que iba a la Bahía.













él naturalista estába aquí, en el estado de Río de Janeiro participando de una expedición que duró 15 día, el la  investigación de las especies animales y vegetales de nuestra biodiversidad. Todo comenzó en la carretera que une la ciudad de Niterói y Marica. Este curso camino llamado "Camino de Darwin" ha sido asignada por investigadores de la Universidad Federal Fluminense, y está disponible para visitas pública






Aunque poco conocido y ninguna estructura particular (como el transporte al lugar, hotel, parque de picnic, un museo de sitio, etc.) se puede salir y montar a caballo, la Serra da Tiririca, en Engenho do Mato , Niterói a la granja Itaocaia en Marica, donde Darwin se quedó. Calma, son sólo 2,2 kilometros




PISTAS:


  • Ellos se consideran leves;
  • Puede solicitar una visita guiada esplecialistas por
          falecom@parquedaserradatiririca.org
  • Las guías están dispuestos a explicar a ust
  • ed historias del parque, el concepto de ecología, cartografía, la sostenibilidad y la seguridad;
  • el número máximo de visitantes grupo es de 15 personas por visita,
  • Trilhas- Alto Mourao, Morro dos colibríes, Morro das Andorinhas y Morro Parte





Itacoatiara- By Duda Fernandes 




El truco es ir a Niterói y luego se dirige a la región oceánica, en la carretera principal que va a pasar por alto la rotonda hacia el Engenho do Mato, hasta ahora el GPS te guiará. Al llegar al parque central de Engenho do Mato, abrir la ventana y pedir (GPS rural es hablar con los residente locales 8-), donde es la ruta de Darwin. Es al final de un camino, justo en frente de la plaza, donde se encuentran els Haras. Aquí es donde comienza su aventura, estos Haras están lejos de lujo, o tener caballos de exposición, pero vale la pena detenerse para ir si ambientando. Son todos muy agradables y algunos permiten a montar a caballo.












Ahora, la cabeza al final de este camino, y descubre la Taverna de Dawin , que está en una colina muy empinada. La taberna es una casa rústica, sin ninguna pretensión, con comida buena pero nada especial, hecha en horno de leña, y una deliciosa caipirinha. No aceptan tarjetas, sólo en efectivo o cheque. Pero lo que cuenta es estar en un local tranquilo, rodeado de vegetación, al gusto de nuestro visitante histórico, of course!








Taverna de Darwin






Taverna de Darwin



Si prefiere estirar las piernas y dormir en Niterói, la punta está en el barrio vicino, la famosa playa de Itacoatiara. Esta es la playa más famosa de la tierra y mimado por los hipsters nativos, es la playa de los surfistas. Te puedes quedar en Itacoatiara Bed and Breakfast. Es mucho más que una cama y desayuno, habitaciones ordenadas, piscina, sauna y propietarios muy agradable, pero es ir a dormir y levantarse temprano para surf. Itacoá, para cerrar en la noche no tiene nada, sólo luciérnagas (...)

Itacoatiara Inn







Praia de Itacoatiara







ATENÇÃO tudo isso deve ser reservado antes, portanto, ligue para os números expostos a baixo para o passeio não virar um mico darwinano ;-) 


Taberna Darwin
Sáb e Dom 12:30 às 16:30hs - Tel: (21)2709.5056/ 99544.2098 (não aceita cartão)
https://www.facebook.com/tabernadodarwin

Maria da Toca
Sáb e Dom- Somente com reserva com 72 hs de antecedência-
 Rua 29 - casa 95 - Maravista (Engenho do Mato), Niterói - RJ, 24342-239
Telefone: (21) 98368-0676
Tel  (21) 98368-0676
https://www.facebook.com/mariadatocabistro/?fref=ts




Caminho Dawin


Itacoatiara Cama e Café
http://www.itacoacamaecafe.com.br/