terça-feira, 10 de maio de 2016

Tomate para todas as vidas e gostos



LATcoluna- Livro na panela/colher na prateleira  

de KARLA MILWARD


E SENDO HOJE O DIA DO COZINHEIRO !!!!! 

A receita de hoje  é inspirada no poema 
TODAS AS VIDAS
(Cora Coralina)

A poeta goiana Cora Coralina








 Cora Coralina, a poeta doceira de Goiás, se dizia mais doceira e cozinheira que escritora, sendo que julgava a culinária como a mais nobre das artes por ser objetiva, concreta, jamais abstrata, a que está ligada à vida e à saúde humana.


 Como não concordar com este ser iluminado, cheio de sabedorias que a vida ensinou e tão bem soube se expressar em poesias arrebatadoras, cheias de chão, de sabores e aromas?

Mas tenho lá minhas reticências, arte objetiva e concreta, jamais abstrata, a culinária? Só se estivermos falando de confeitaria, onde tudo deve ser milimetricamente pesado e  medido. Onde qualquer deslize põe tudo a perder.      E apesar de gostar muito desta área, hoje,   gosto de pensar em comida como um caldeirão de cheiros, sabores, odores e sentimentos. Cozinha como um lugar mágico, de bruxas, alquimistas, cientistas malucos. Mães carinhosas, mulheres ancestrais, Gaia e Héstia.


 Assim, a minha receita de hoje, mistura a poesia dessa cozinheira do interior  com o perfume dos sois mediterrâneos.

Tomate para todas as vidas e gostos


que podem ser desde tira-gosto até recheio de sanduíches, servido com uma massa, com bife…, onde sua imaginação permitir.

Tomatinhos confit 

Ingredientes:

 1 caixa de tomate sweet grape

 (é aquele menorzinho que o cereja, aproximadamente 400 g)·       

1 galho de alecrim, 

1 galho de tomilho, 

1 galho de orégano fresco desfolhados· 

1 cebola em julienne (fatias finas)


 3 dentes de alho descascados inteiros


 ½ xícara de café de vinho branco


1 xícara de café de azeite


sal e pimenta do reino a gosto


pitada de açúcar


Modo de fazer:


Pegue um refratário que possa ir ao micro-ondas e regue-o com um pouco de azeite, coloque a cebola, o alho,  umas folhinhas das ervas e um pouquinho de sal e pimenta, a pitada de açúcar, junte os tomatinhos lavados, misture e ponha o restante das ervas, mais sal e pimenta e o vinho branco.

Leve ao micro por 3 minutos na potência média (80/70%), tire do forno com uma luva e agregue o azeite, uma pitada de orégano seco e um tantinho de pimenta calabresa se quiser mais picante. Torne a misturar e leve ao micro por mais 4 minutos na potência baixa (50%). Deixe esfriar e leve à geladeira.

Está pronto! Não é uma beleza da cozinha moderna?



Karla Milward é cozinheira chefe internacional formada pelo SENAC/CIA de Águas de São Pedro  SP.  Ela agora é a nossa nova "Latituda" dará regularmente dicas de receitas-  unindo a gastronomia e a Literatura, suas duas paixões. Vai ter livro na panela e colher  na prateleira.