quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O balneário de Portimão, em Algarve, está entre os roteiros preferidos no verão europeu







Praia da Rocha





O in do momento no verão Europeu, Portimão, tem boas praias para passear. A maioria delas como a Prainha ou Praia da Rocha são formadas por falésias e cercadas por rochas, como o nome já diz.


A Praia da Rocha que em agosto abriga o Festival da Sardinha é o point! devido ao cardápio de lojas, bares, marina, casino... mas os vespertinos atletas  de golf e esportes aquáticos como o surf têm também motivos para adora-la: para os golfistas o entorno da Praia da Rocha oferece os cinco campos (Álamos, Morgado, Alto Golf, Penina e Silves Golf) e sua boa ondulação fez o site americano especializado em surf The Inertia,  considera-la   tão boa quanto a famosa e conterrânea Nazaré, no artigo: “Sul de Portugal rouba ‘trovão’ da Nazaré.

Surf na Praia da Rocha se compará ao de Nazaré



Na Ribeira do rio vários operadores oferecem interessantes excursões de barco, cruzeiro pela costa e pelo rio, com visita às  grutas onde se pode encontrar várias espécies marinhas como golfinhos.








Nas redondezas da cidade de Portimão vale a pena visitar a localidade de Alvor (a uns 4 km do centro) para entre outras coisas ver a sua igreja matriz, já que conta com o pórtico manuelino mais bonito do Algarve. A Praia do Alvor que tem dunas, lagoas e pântanos do estuário do Alvor, onde você pode se deparar com  canais que abrigam várias espécies de aves migratórias.

Praia do Alvor



Praia do Alvor

Programação de Verão


De 9 de setembro a 9 de outubro Portimão voltará a receber o Barlavento algarvio, a 6ª edição da Rota do Petisco por ser considerada a capital nacional do petisco.

http://rotadopetisco.com/





Uma das modas de verão é fazer os passeios noturnos pelas praias- do Alemão (Barranco das Canas) e a Praia dos Três Castelos, bem como do sistema dunar de Alvor.

foto de António Bule


Passeio Noturno- Dia 1 de setembro,  a proposta de passeio noturno será pelas "Dunas de Alvor", num percurso com partida e chegada ao parque de estacionamento entre o porto de pesca e a piscina de Alvor.

As inscrições para o 1º passeio já se encontram abertas e são gratuitas, embora obrigatórias, podendo ser feitas até à véspera do passeio, através do telefone 282 480 412 ou do email daes@cm-portimao.pt, sujeitas à disponibilidade existente, no limite máximo de 20 pessoas.


Onde ir?


Igreja de Nossa Senhora da Conceição






Construída no ponto mais elevado da cidade, esta é a igreja matriz de Portimão. Os únicos vestígios do edifício original do século XV são a porta gótica, a gárgula e os contrafortes. Entre os seus elementos de relevo destacam-se o retábulo em talha dourada no altar-mor, as pias baptismais manuelinas do século XVI, os azulejos do século XVII, uma estátua de S. Pedro do século XVI e os famosos crucifixos de marfim e madeira.




Colégio dos Jesuítas




Encomendado por um abastado nobre da zona e doado aos Jesuítas, este edifício do século XVII também sofreu os efeitos do sismo do século XVIII, tendo sido parcialmente reconstruído. A igreja integrada no corpo central do edifício é a maior do Algarve. O intrincado retábulo barroco no altar-mor e os altares laterais são particularmente belos.

Fortaleza de Santa Catarina





Esta fortaleza do século XVII foi construída para proteger a população local dos ataques dos piratas. Foi parcialmente reconstruída após o sismo de 1755 e contém uma capela dedicada a Santa Catarina. Situada na entrada da marina e sobranceira à praia e às falésias da Praia da Rocha, oferece vistas lindíssimas sobre o mar e o rio.


Alcalar







A poucos quilômetros de Portimão, situa-se o lugar de Alcalar, onde há cerca de 5.000 anos se fixou e viveu uma importante comunidade pré-histórica.

Descobertos e explorados desde os finais do século XIX, os monumentos megalíticos de Alcalar estão classificados como Monumento Nacional.



Em Alcalar, dois desses monumentos funerários encontram-se abertos ao público e permitem um contacto direto com os processos e os materiais utilizados na sua construção.




Centro de Interpretação de Alcalar
 

Bilhete normal € 2,00
Bilhete conjunto € 4,00 (Museu + Alcalar)
Informações e inscrições
Centro de Interpretação Alcalar tel.: +351 282 471 410 | alcalar@cm-portimao.pt

Museu de Portimão





Como complemento à descoberta dos monumentos megalíticos de Alcalar, sugerimos uma visita ao Museu de Portimão. 


Em 1996, a necessidade de preservar toda esta relação histórica motivou a aquisição, pelo Município de Portimão, da antiga fábrica de conservas de peixe “São Francisco”, localizada na frente ribeirinha da cidade.



É desse renovado edifício fabril, datado dos finais do séc. XIX, que surge a 17 de Maio de 2008 o Museu de Portimão, pólo de difusão cultural e espaço de descoberta das origens e da evolução da comunidade, do seu território e dos aspetos mais marcantes da sua história industrial e marítima.





Museu de Portimão tel.: +351 282 405 230 | museu@cm-portimao.pt