sábado, 7 de maio de 2016

Arquiteto brasileiro leva o leão de ouro veneziano para casa.

LATNews: 

Com o tema "Relatos do Front" sob a curadoria o Chileno Alejandro Aravena, o Brasileiro Paulo Mendes da Rocha, aos 87 anos,  acaba de ganhar o Leão de Ouro na 15a Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal  de Veneza, pelo conjunto da obra. 



Foto divulgação





Pinacoteca de SP


Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) 

Assim como Oscar Niemeyer,  Mendes da Rocha são arquitetos brasileiros consagrados no mercado internacional.  Ambos, ganharam o Prêmio Peizeker, considerado o prêmio Nobel da Arquitetura. Niemeyer em 1988 e Mendes da Rocha em 2006.








quinta-feira, 5 de maio de 2016

LATrecomenda- a cantora Adriana Moreira com o CD "Ode ao Acaso"


NOTA MUSICAL:
Curitiba promete nos trazer mais boas novas, além da aplaudidíssima operação Lava Jato. A cantora Adriana Moreira ancora hoje, dia 5 de maio de 2016, no Rio de Janeiro para o show lançamento do CD "Ode ao Acaso". 

Com um estilo que lembra Cassia Eller, apesar de parecer ter uma interpretação não tão explosiva e marcante, Adriana também saber circular por diversificados estilos musicais. Vale conferir.

O show começa às 21hs no Solar de Botafogo. A banda de apoio é composta por Fernando Vidal (guitarra), Sidão Santos (baixo), Ricardo Rito (teclado) e Ronaldinho Silva (bateria).  A cada ingresso comprado ganhe um CD exclusivo e autografado. R$50,00. 


Aqui vai uma "palhinha" do som da curitibana Adriana Moreira desejando o mesmo reconhecimento e sucesso do vizinho Moro, para ela.







FICHA TÉCNICA:

Ode ao acaso – Adriana Moreira: 
Lançamento no dia 5 de maio, às 21h;
Solar  de Botafogo, Rua General Polidoro, 180 – Botafogo. 
Telefone: (21) 2543-5411
Classificação 16 anos. 
Assessoria de Comunicação-  fatutticom@gmail.com /  (21) 99966.89






. aplaudida justiça, 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Cuba Libre



A nova Cuba está obviamente na moda. Depois da visita do Presidente dos EUA Barack Obama e do show dos Rolling Stones, a moda invade a Ilha de Fidel com o desfile da nova coleção da Chanel, sob a batuta do estilista Karl Lagerfeld. Dale! (Fonte e foto Ramon Espinosa/AP) 

segunda-feira, 2 de maio de 2016

O Pão da Felicidade

A Dica é de Karla Milward




Cozinheira chefe internacional formada pelo SENAC/CIA de Águas de São Pedro SP.  Essa será a primeira de uma série de dicas que Karla nos dará sempre unindo a gastronomia e a Literatura, suas duas paixões. Vai ter livro na panela e colher  na prateleira.  E com vocês Karla Milward.



Comida para mim é carinho, afeto. A minha mãe me ensinou isso, o seu jeito de expressar seu amor, agradar, era fazer o prato preferido de cada um à sua volta. E, seguindo este ensinamento, quando estou fazendo a massa do pão, peço aos deuses que alimentem o corpo, a alma e o espírito de quem vai comer, que possam sentir o meu amor e gratidão, que possam sentir como é bom amar, como é bom ser amado.

Hoje, fazendo a massa do pão e decidindo que receitar dar aos "Latitudos" me veio o seguinte diálogo do filme Japonês "Pão da Felicidade":   


  Há uma palavra…”compagno. Adoro essa palavracompagnoO que acha que significa?
Não faço ideia.
Vou dar uma pista então: a origem da palavra significa pessoas juntas que partilham pão.
Então, o que acha que significa?” 





- Então? Já pensou sobre a palavra? Já sabe o que é?É companheiro...aquele que está ao seu lado, com quem você compartilha o pão! Não é lindo?

Agora, inspirados, anotem a receita da rosca de creme de leite, poderia ser “ a rosca da felicidade” para vocês comPÃOtilharem...  compartilharem ;-) . Até a próxima dica



ROSCA DE CREME DE LEITE



Ingredientes:

1)      4 ovos
2)      10 colheres de sopa de  açúcar
3)      1 caixinha de  creme de leite
4)      ½  caixinha de leite (use a caixa do creme de leite que você acabou de entornar no liquidificador)
5)      1 caixinha de água
6)      ½ caixinha de óleo
7)      Pitada de sal
8)      Gotas de essência de baunilha q.b.
9)      30 g de fermento seco ou 100 g de fermento fresco
10)   1 kg de farinha de trigo  + (+ou-)  500g (até dar ponto)
11)  Gema com 1 colher de chá de azeite e gotas de café batidos para pincelar
12)  Açúcar com canela para polvilhar



 Modo de fazer:

Bata os 8 primeiros ingredientes no liquidificador, despeje numa bacia grande.  

Em uma outra bacia peneire 1 kg de trigo com o fermento seco e vá colocando aos poucos sobre o líquido mexendo com uma colher de pau.

Quando soltar do fundo e dos lados da bacia, polvilhe a farinha de trigo numa superfície lisa ( mármore ou granito da pia, mesa de fórmica etc).

Transfira a massa da bacia para a superfície polvilhada, polvilhe mais um bom bocado sobre a massa e vá amassando e sovando até que despregue das mãos e fique uma massa lisa e bonita. 

Faça uma bola , acomode em uma bacia e deixe descansar (dentro do micro-ondas é perfeito) por mais ou menos 1 h

Após o descanso, divida a massa em quantos filões você quiser (geralmente eu faço 4 roscas) e cada filão em 3, abra cada pedaço com o rolo, fazendo uma tira comprida e enrole fazendo um cordão. 

Faça uma trança com os 3 cordões e coloque em uma assadeira bem untada. 

Quando fizer a última trança, dê uma beliscada em sua ponta e pegue um pouco de massa para fazer a bolinha que será colocado em meio copo com água e deixado junto às assadeiras até que a bolinha suba.

Quando então as tranças serão pinceladas com a gema e o açúcar com a canela polvilhadas e serão levadas ao forno em torno de 200/220 ºC até que tenham uma coloração amarronzada ( 30 m + ou -, vai depender do tamanho do pão  e do forno). 

Tire do forno e dê umas batidas, se fizer barulho de oco está no ponto. Deixe esfriar um pouco para então tirar da assadeira,

Notas: Se quiser pode usar recheios, doces ou salgados (neste caso, esqueça do açúcar com a canela). Se usar fermento fresco, esmigalhe-o e agregue quando começar a misturar o líquido batido com a farinha. Eu sei, chamo de rosca, mas na verdade é uma trança, mas são coisas de Minas, acho, ou da minha mãe...rs.





Atenção Músicos Brasileiros




NOTA DO MINC:

O Ministério da Cultura (MinC) lançará, no dia 3 de maio, um conjunto de Políticas de Estado para a Música. Entre as novidades, estão instruções normativas para modernizar direitos de autores e linhas de crédito para o setor (...) 
Lançamento das Políticas de Estado para a Música
Data: 3 de maio de 2016/ Horário: 19h/ Local: Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente 134, Botafogo – Rio de Janeiro)
Transmissão ao vivo em http://www.cultura.gov.br