quinta-feira, 25 de maio de 2017

Da Receita da Rainha a entrada"Oeufs Drumkilbo".


Coluna Livro na Panela das quintas-feiras.



Dando prosseguimento ao especial receitas do livro "A Royal Cookbook- Seasonal recipes from Buckingham Palace", que introduzimos na quinta-feira passada. 

Conforme o combinado com vocês, vamos expor aqui algumas receitas retiradas dos Menus Sazonais, que o livro oferece. Cada parte do livro oferece um Menu completo para cada estação do ano. 

Nossa expert em cozinha Karla Milward vai nos apoiar orientando como fazer e adaptar à nossa realidade. 


"Primavera, e a despensa é preenchida com produtos frescos e iguarias sazonais. Um dos pratos característicos e favoritos da rainha mãe está neste Menu, juntamente com o fino cordeiro primavera grelhado e com molho light. Um delicioso sorvete proporciona um final espetacular para a refeição."





Hoje apresentamos a entrada "Oeufs Drumkilbo", que segundo o livro, o nome originado na antiga propriedade de Drumkilbo em  Highland/ Perthshire (Escócia), onde o prato supostamente foi criado. Para eles é um maravilhoso mix do decadente com o todo dia . 


Salão de Drumkilbo (Escócia) 


Sede de Drumkilbo

"Oeufs Drumkilbo"

Cotelettes d`Agneau de Windsor- 

Sobert aux Cassis" 



OVOS DRUMKILBO                         

Ingredientes:


- 3 ovos cozido
75 g de camarão limpo e descascado
-  3 tomates italianos sem pele, sem sementes e        picado em dados
-   2,5 k de lagosta escocesa
·     - 100 ml de caldo claro de peixe
-     - 3 folhas de gelatina
·     -  100 g maionese
·     -  25 ml ketchup
·     - 10 g de folhas de salsa branqueadas e picadas
·    -  Gotas de molho inglês e essência de anchova 
·    -  Cebolinha picada
·    -  Sal e pimenta
·    -  Cerefólio para finalizar



Modo de fazer

Coloque as folhas de gelatina em uma vasilha com água gelada para amolecer.

Corte 4 fatias de ovos e enfeite-os com 1 camarão, um losango pequeno de tomate e um pedacinho de cerefólio e reserve para a decoração.

Corte a lagosta e os camarões em pedaços de 0,5 cm, disponha-os num bowl, pique e adicione o restante dos ovos e o tomate picado.

Leve o caldo de peixe a esquentar sem que ferva, esprema as folhas de gelatina e deixa-as no caldo até que se dissolvam totalmente, remova a panela do fogo.

À parte, misture a maionese, o ketchup, o molho inglês, a essência de anchova e 1/3 do caldo de peixe com gelatina.
Misture, gentilmente, o molho de maionese, à carne. 

Tempere e agregue as ervas.

Arrume a mistura ao utensílio que for usar para servir, nivelando bem por cima.

Leve à geladeira por 1 h, decore com o restante do caldo com gelatina e antes de servir, decore com as fatias de ovos reservadas.

Bem, essa é a receita original do livro. Como não estamos no Palácio de Buckingham, nem somos tão nobres, eu faria algumas modificações para que ficasse mais acessível à nossa realidade. 

Vamos convir que 2,5 k de lagosta para um cocktail de entrada é algo impensado para pobres mortais, né? Mas quem sabe 200 g de lagosta, lagostim ou até mesmo cavaquinhas no seu lugar? E aumentamos um pouco do camarão, 200 g, penso que seria razoável. Ah, na receita não está explicito, mas tanto a lagosta como o camarão, deverão estar cozidos e esse court-bouillon* onde cozinhou os crustáceos, poderá ser o caldo de peixe utilizado na nossa receita.

Eu não tiraria a pele do tomate, como vai ser usado cru, não vejo necessidade de despelá-lo. Tiraria o cerefólio que é mais difícil de achar e trocaria por dill, que acho perfeito com camarão e lagosta. 

Junto à maionese, colocaria 100 g de creme de leite, de caixinha mesmo. E quanto à essência de anchova, é difícil de achar mas, você pode colocar um pouquinho de anchova esmagada. Sem querer ser chata, anchovas importadas, por favor, porque as nacionais, não existem.

E é isso. Semana que vem continuamos com o cardápio, com “Cotelettes d’Agneau de Windsor” como prato principal e depois “Sorbet au Cassis” como sobremesa.

*Court Bouillon: Líquido feito com vegetais, ervas aromáticas, especiarias, um elemento ácido – suco de frutas ácidas, vinagre de vinho branco, vinho branco e etc. – e água. O tempo de cocção é de 30 a 40 minutos, fogo lento – simmer (85°C).




Karla Milward
karlamilward@gmail.com









MAIS INFORMAÇÕES