segunda-feira, 15 de maio de 2017

Alquimia Bistro em Santo Antônio do Pinhal



O êxodo da cidade grande para a vida rural é fato 









Os motivos são quase sempre os mesmos- violência, estresse, falta de qualidade de vida... e dentre este exemplo há o do casal super simpático Fernando Savasini, o Savá e Sio Oliveira. Amigos nossos que com 10 anos de casados largaram há tempos a capital São Paulo e partiram para Santo Antônio do Pinhal, cidadela vizinha da já bem desenvolvida Campos do Jordão. 












Lá eles plantam e colhem os frutos no Alquimia Bistro, onde a missão é o conceito do movimento que eles estão inseridos, o Slowfood (em tradução literal- alimentação "vagarosa"), respeitando a biodiversidade e o tempo , saboreando a vida. Desde a retirada na horta, ao preparo e disposição à mesa tudo deve seguir o percurso natural, sem pressa, respeitando o tempo e o ritmo da natureza.









Savá conta que a cidade cresceu e já oferece bons hostais e restaurantes e que a plantação de cogumelos é o carro chefe.  Ele aposta também nas cervejas artesanais de Santo Antônio do Pinhal que prometem seguir o mesmo caminho da vizinha Campos do Jordão, cuja Baden Baden já alçou fama e prêmios internacionais.

Porém, ele  vem observando que nem todos que se dispuseram a largar a cidade, resistiram: -  nem todos seguraram a onda de viver no campo e voltaram a viver na cidade. Mas,  alguns bons lá permanecem. Há de ter resiliência e persistência. 









Santo Antônio já era conhecida da turma do Voo Livre, o Pico Agudo, com cerca de 1700 m de altitude e 800 m de altura faz os desbravadores do ar irem até lá. Assim como os que gostam de um clima ameno da serra da Mantiqueira, mas, não querem a aglomeração e o life style de Campos, termos usado pelos paulistanos para Campos do Jordão. A cidade agora exporta frutas e legumes e oferece cavalgadas, cachoeiras e belas paisagens. 





Alquimia Bistro: 






Alquimia Bistro
Abre somente para almoço e nos finais de semana, das 13:00 às 16:30. Recomenda-se fazer reserva e não ter pressa, o tempo lá é slow ;-) ok? "lá o tempo espera, lá é primavera"  







Rua Sebastião Vicente dos Santos, 800; acesso pela Estr. Ver. Arlindo I. Fernandes 3,2km - Bairro Machadinho
Santo Antônio do Pinhal
(12) 3797-6805.







Alquimia Bistro