quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cotelletes D`Agneau de Windsor

Dando continuidade ao nosso Menu Primavera, 




vamos hoje ao prato principal:


Cotelletes D`Agneau de Windsor




"Ainda, essencialmente, o coração do prazer é simples: 
excelente comida em meio a uma bela decoração". 



Essa dica certeira do livro expõe que chique é simples e objetivo. O livro apresenta menus para as  estações do ano, porque é fundamental utilizar os alimentos condicentes com cada estação esperando nos encorajar a utilizar os nossos alimentos sazonais também. 




"Perfeito para um almoço de uma primavera ensolarada, este prato utiliza alguns dos melhores produtos britânicos, e é o melhor para  a primavera" 





Ingredientes


12 costelas de cordeiros (podemos utilizar boi ou porco);

36 caules de aspargos;

750 gr de batatas;

30 g de manteiga;

Sal grosso marinho e Pimenta ao gosto. 


100 ml de óleo de ervas;

"você pode fazer essa infusão com qualquer erva que você goste. Se quiser o molho mais encorpado você pode processar o azeite com a erva em um liquidificador, podendo ser utilizado com massas ou como molho de peixes também". 

Segue abaixo do ingredientes:

500 ml de azeite extra virgem;
2 cabeças de alho, um pouco asados;
1/2 de tomilho;
1/2 de alecrim;
1  punhado de manjericão;

 Solte levemente as ervas e o alho antes de colocá-las em uma panela com óleo. Aqueça muito gentilmente, permitindo que as ervas infundam por cerca de 10 a 15 minutos. Não deixe que o óleo fique quente demais, pois as ervas não podem começar a fritar. Uma vez que o óleo tenha aquecido, retire-o e deixe ele e as ervas descansarem , para encorpar, por uma noite. 


Para o molho


1 punhado de hortelã;
350 ml de vinagre de vinho branco;
1 colher de chá de pimenta (pode ser calabresa ou pimenta preta);
100 gr de chalotas finamente picadas;
250 gr de manteiga sem sal;
3 gemas de ovos;
sumo de Limão (espremer o limão)

Escolha as folhas da hortelã e reserve. Pique os talos do hortelã, depois misture com o vinagre, a pimenta e  as chalotas em uma panela. 

Ferver  em fogo alto e continuar a cozinhar até a mistura ter reduzido em dois terços.

Coloque as folhas de hortelã em água fervente por 10-15 segundos e em seguida passar na água corrente fria. Aperte suavemente as folhas secas e corte finamente com uma faca afiada.

Derreta a manteiga em uma panela,  retirando a espuma branca que se eleva para a superfície. Mantenha aquecido até que esteja pronto, faça o molho.

Colocar uma tigela à prova de calor sobre uma panela de água fervendo, misture as gemas de ovo e o vinagre até ficarem com uma espuma amarela pálida.

Jogue lentamente a manteira na panela e mexa lentamente. O molho deve ter uma textura tal qual uma maionese. Adicione o sulco do limão e o hortelão picado. 

Delicadamente descasque o aspargo,  tomando cuidado para remover a base dura do mesmo.


Lave bem as batatas e leve para ferver em uma grande panela com água e sal. Abaixe o fogo deixe cozinhar suavemente até ficar macia. Uma vez que as batatas estejam cozidas, arrume-as numa travessa e coloque-as no forno brevemente, para seca-las antes de passar uma pincelada de manteiga. Deixe-as em um lugar quente por 10 min antes de servir, assim as batatas podem ir absorvendo a manteiga derretida. 

Tempere as costeletas de cordeiro com sal marinho, pimenta recém-moída e o óleo de erva antes de grelhar em uma bandeja por 3-5 minutos por lado (dependendo de como você gosta de seu cordeiro cozido).


Coloque o cordeiro para dourar por apenas 5 minutos, se não fica ressecado. Em paralelo, cozinhe o aspargos em água salgada por 4-5 minutos, dependendo da espessura. 

Sirva o cordeiro com aspargos, batatas e  o molho bem quentinho.