sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pousada na Terra de Chico Mendes/Acre

Dica da acriana Laiane dos Santos





Para quem vai para o Acre e quer uma dica de um "local" para ficar num lugar que não seja nem os impessoais hotéis de  cadeia hoteleira, ou resort para gringo ver, que seja desfrutado pelos "nativos", vale conhecer a Pousada Seringal Cachoeira,  em Xapuri, terra do lendário ambientalista Chico Mendes, na cidade de mesmo nome, Seringal Cachoeira. 




Segundo Laiane lá é para se desligar e entrar no clima do povo da mata, no caso dos seringueiros, nem celular pega e a comida caseira-  Tacacá,  Tucunaré e sorvete de tapioca- é deliciosamente bem feita.  




O ponto de partida na cidade é conhecer a casa onde Chico Mendes viveu até 1988, quando foi assassinado. 

Ainda no clima do povo que defende bravamente a sustentabilidade ha a Trilha do Seringueiro- é para acordar antes do sol nascer e com poronga na cabeça (uma especie de lamparina típica), vai adentrar a floresta para colher látex, ainda tem direito de fazer uma refeição típica na casa de um seringueiro/ambientalista. Aqui não é papo ecológico aqui é história real de preservação ambiental contado por quem vive. 

A cidade ainda oferece o maior circuito de arvorismo de toda a Amazônia e no percurso você ainda poderá saltar de uma tirolesa com  cerca de 600 metros de extensão.












  Xapuri fica mais ou menos a 170 quilômetros de viagem de Rio Branco pela BR-317.