quinta-feira, 27 de julho de 2017

Receitas inspiradas em Game Of Throne

Quinta-feira é dia de? 




















E hoje entramos na Era Medieval, tendo como livro inspiração "As crônicas de gelo e fogo", de George R.R. Martin, adaptada para a série de TV mega/ ultra sucesso "Game Of Thrones" (da HBO). As histórias que se passam na Europa Medieval nas imaginárias terras de  Westeros contam com fartos  e detalhados banquetes.






Duas adoradoras desta série e de gastronomia, Chelsea Monroe-Cassel e Sariann Lehrer , pesquisaram  as receitas desta época, medieval, e criaram pratos inspirados nas histórias de Martin, expondo em sue blog http://www.innatthecrossroads.com/, tendo o próprio Martin como avalista destas receitas. Nasceu então o:

Está disponível na Saraiva e na Amazon desde 2016. 



O livro é dividido por região (Muralha, Norte ...) e com receitas adaptadas para a nossa época e região. Há até receitas com pombos, o que para nós brasileiros soa um pouco exótico e  pouco atrativo (tal qual comer ratos e macacos). Se voltarmos à ficção vemos que na atual novela da Rede Globo " Novo Mundo" que também trata de uma história, só que da colonização  brasileira, há na taberna onde  pratos que são vendidos como aves da nossa culinária, são matreiramente substituídos por pombos (ave menor). Para avaliar a nossa repulsa gastronomica.   









No livro há também receita com javali, que nos remete a outro imaginário, as histórias  dos  gauleses Obelix e Asterix, não tão sangrentos como os colegas do GOT usam os poderes do druida Paronamix para combater o opressor exército de Júlio César, mas, não resistem a um suculento "javalizinho". 








Para protegermos os nossos animais, vamos aqui apresentar apenas receitas da paz ;-) 

Cebola Grelhada com Molho de Ben Stark. 

 

1 colher de sopa de mel

1 colher de sopa de manteiga sem sal


1 stick (ou 1 colher de sopa) de alecrim ou tomilho

1/3 xícara de cidra

1 colher de sopa de farinha

3 xícaras de caldo de carne

conhaque


7 cebolas. 




Descasque  e corte as cebolas. Coloque o mel em uma panela em fogo médio;

Coloque também manteiga, ervas e cebolas picadas.

Mexa e misture tudo.

Cozinhe cerca de 8 minutos ou até que as cebolas comecem a adquirir um tom de marrom dourado. Mexa bem para evitar que elas queimem.

Adicione a cidra em três "jatos", deixando que o líquido esquente entre cada adição.


Polvilhe a farinha na panela e mexa para que ela se misture no molho.

Coloque o calo e as cebolas inteiras

Cozinhe o molho em fogo baixo, mexendo ocasionalmente até que atinja a consistência desejada.

Você deve servi-lo com sal e pimenta a gosto e adicione o conhaque, se desejar.



Limonada Doce

6 limões sicilianos


2 laranjas


2 ¼ xícaras de açúcar de confeiteiro


Raspas de ½ limão e ½ laranja


2 ½ xícaras de água comum ou com gás

Esprema os limões e as laranjas 

Junte o açúcar, as raspas, e misture vigorosamente. 

Coe a limonada através de um pano ou uma peneira. 
Acrescente a água. 
Sirva gelada e mantenha refrigerada.
____________________________________

Tortas roubadas pela Arya


"Roubou uma torta e foi comendo na estrada. Ela esfarelava, cheia de nozes picadas, frutas e queijo, e ainda estava quente. O fato de comer a torta de Sor Amory fez Arya se sentir valente. 'Pés descalços, pés seguros, pés ligeiros', cantarolou entre os dentes. 'Eu sou o fantasma de Harrenhal' ".
- A Fúria dos Reis


Para preparar tortinhas roubadas de Arya vai precisar de:

2 pacotes de 500 g (4 folhas) de massa folhada
1 ovo batido
170 g de queijo de cabra fresco
1 colher de sopa de suco de limão
1/4 colher de chá de sal grosso
3 maçãs médias do tipo Gala, descascadas e cortadas em fatias menos de meio centímetro de espessura
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 xícara de mel e um pouco mais para guarnecer
1/2 colher de chá de pimenta moída
1/2 xícara de nozes picadas cristalizadas (opcional)

Preparo:

Cubra duas assadeiras com papel manteiga. Em uma superfície levemente enfarinhada estenda as folhas de massa, uma por uma, formando quadrados de 28 centímetros de lado.

Com um cortador circular ou um copo de cerca de 10 centímetros de diâmetro, faça quatro círculos para cada folha, totalizando 16. Coloque quatro dessas bases em cada assadeira e amasse a superfície com um garfo. Com um cortador circular ou um copo de cerca de 9 centímetros de diâmetro faça círculos menores nas oito bases restantes e reserve os anéis que sobrarem.

Com um pincel, passe o ovo batido em torno das bordas das bases maiores e coloque os anéis por cima. Em seguida, distribua os círculos menores no espaço que sobrar na assadeira - eles não serão usados nesta receita mas você pode comê-los como lanche ou sobremesa, mergulhando a massa em mel e canela. Deixe a massa resfriar no congelador, pelo menos, 30 minutos.

Preaqueça o forno a 190 graus.

Misture o queijo, suco de limão e sal em uma tigela. Coloque a mistura dentro das bases geladas e sobreponha com as fatias de maçã.

Polvilhe nozes (se estiver usando) e pimenta por cima. Asse as tortinhas por cerca de 35 minutos, até que a maçã fique macia e casca atinja um tom de dourado. Coloque em pratos, regue de mel e sirva quente ou em temperatura ambiente.