terça-feira, 5 de setembro de 2017

Programação de Setembro do Programa Lisboa 2017- Capital Ibero-americana de Cultura.







A Corte Portuguesa nos pediu para avisar e abaixo está o recado "real", de Vossa Alteza,  pois ♔♕

Programação de Setembro do Programa Lisboa 2017.



Exposição


Dentro da programação anual Lisboa 2017 Capital Ibero-americana da Cultura,  na próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, começa a exposição inédita "Turbulência", da coleção da Fundação Bancária la CaixaO evento vai de  8 de setembro de 2017 até 3 de dezembro de 2017.





A exposição, como o próprio nome sugere, pretende evocar a inquietação necessária para nos fazer observar as contradições de uma sociedade contemporânea que exige olhares diversificados. 

Lá estarão obras de Carlos Amorales (México), Bleda y Rosa (Espanha), José Damasceno (Brasil), Carlos Garaicoa (Cuba), Cao Guimarãoes (Brasil), Shirin Neshat (Irã), dentre outros. 






As peças, "aquisições recentes" e "boa parte nunca antes apresentadas ao público", são sobretudo de artistas latino-americanos que dão forma à narrativa da crítica social predominante na coleção de arte contemporânea da Fundação la Caixa, iniciada nos anos 80, atualmente composta por quase mil obras realizadas por cerca de 400 artistas.





Informação Técnica:


De 8 de setembro a 3 de dezembro de 2017.
De terça a domingo das 10h às 13h e 14h às 18h.
Inauguração dia 8 de setembro, às 21.30 horas.
Local: Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Lisboa.





Música



Homenagem ao cenenário de Violeta Parra


Em paralelo, no dia 12 de setembro às 21:00, será celebrado o centenário da múlti artista chilena Violeta Parra (1917-1967), autora dentro outros marcos de música de protesto de "Volver a los 17", consagrada na voz de Mercedes Sosa. 

(Mercedes Sosa e artistas brasileiros: Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gal Costa 
cantam Violeta Parra- Volver a los 17). 


 A comemoração acontecerá no auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com show de Isabel e Tita Parra, filha e neta da homenageada. 

Tita e Isabel Parra homenageando avó e mão Violeta


Maiores Informações:

https://www.ccb.pt/Default/pt/Programacao/Musica?a=1232


Cinema







Topografia Imaginária, Lisboa cidade do sul- de 1 a 10 de setembro, é um ciclo de cinema que acontecerá em seis lugares ao ar livre. O evento propõe uma viajem por Lisboa cidade do Sul. 



Ver Buñuel no Museu da Carris, José Álvaro Morais no Miradouro de Santo Amaro de Alcântara ou Salomé Lamas no parque de skate do Parque das Nações: eis a proposta da quarta edição do ciclo Topografias Imaginárias, organização do Arquivo Municipal-Videoteca de Lisboa 

Cada sessão será apresentada e guiada pelos realizadores de cada filme. O roteiro promete levar o espectador desde o "Descobrimento do Brasil" (Humberto Mauro) até ao mitologico Luís Buñuel com " La Ilusión viaja em tranvía".  O evento acontecerá em Alvalade, Marvila, Alcântara, Carnide e Parque das Nações. 


Maiores Informações:





MOTELX festival de cinema, nesta edição dedicado ao genero terror, com os melhores do gênero produzidos na América do Sul e Península Ibérica.










Maiores Informações: