sábado, 20 de maio de 2017

Dunas do Barato


"Viva a dose, abaixo a overdose"
(Bernardo Vilhena, no documentário As Dunas do Barato) 





"Dunas do Barato" do diretor Olívio Petit trata de uma época de extremos, Repressão X Liberdade de Expressão. Assim como o movimento punk inglês que nasceu da opressão industrial e provocou a explosiva e agressiva criatividade dos jovens britânicos, o movimento da poesia maldita, produto legitimamente carioca segundo especialista em Literatura Brasileira Heloísa Buarque de Hollanda, serviu de catarse ante à ditadura militar brasileira, nos anos 70. 

Vale muito para os educadores levarem o tema e o doc. para as salas de aula e debater e contextualizar uma época e sua poesia. Aproveitem a série global "Os dias eram assim" é tudo produto de uma mesma época, com olhares distintos. 

Diretor Olívio Petit


O primeiro episódio já esta sendo exibido no Canal Brasil. Fiquei ligado 😉




sexta-feira, 19 de maio de 2017

musica para sexta-feira

Porque hoje é sexta-feira vamos mexer o corpinho e sair do obvio. Pesquisando no super Rádio Garden, conhecem? É incrível, em um link você passeia pelo mapa mundi se conectado às rádios locais, quer forma mais democrática de divulgar talentos espalhados  pelos lugares mais ermos desse nosso planetinha? 


Para hoje recomendamos rádios bem legais:


RADIO SONERA (Cuba)






MORE FM (de Trinidad e Tobago) 







http://www.trinidadradiostations.net/more/




Rádio Flash (Montpellier- Frrança)






quinta-feira, 18 de maio de 2017

Receitas da Rainha Elizabeth direto do Palácio de Buckingham only for you my dear ;-)









E se quinta-feira é dia de Livro na Panela, vamos a eles.




" a derradeira experiência de uma maravilhosa comida vem do casamento de uma requintada cozinha, a  entrega de profissionais e ainda o serviço personalizado". É claro que você sempre soube disso, of course! É com essa pontaria certeira e objetividade britânica que o livro " A Royal Cookbook- Seasonal recipes from Buckingham Palace" nos faz delirar em receitas fáceis, chiques e deliciosas. Enjoy!






Para degustar essas receitas de estações, convidamos nossa parceira e super cozinheira Karla Milward que deu uma olhadela e ao longo das quintas-feiras vai apresentar como botar em prática, receitas para o banquete do seu "palácio" .




Por Karla Milward 


Nos seus sonhos mais fantásticos, você já se imaginou num repasto à mesa real ? Mais especificamente à mesa no Palácio de Buckingham? Pois é, se não podemos estar entre a nobreza, agora podemos fazer as suas receitas e imaginar como degustam. No livro “A Royal Cookbook – Seasonal recipes from Buckingham Palace” , encontramos receitas que constaram de menus palacianos e curiosidades, tais quais: a cozinha física é a mesma desde 1360, o grande Chef Antoine Carême convidado para integrar a equipe, ao final de apenas seis meses pegou o seu toque blanche e suas facas e despediu-se da cozinha palaciana por discordar do excesso de pimenta nas receitas de então.




Houve um Chefe Egípcio exclusivo para fazer o café e ainda os impressionantes bufês de baixelas e utensílios de ouro e prata, sempre usados para mostrar o status real. Hoje, estas relíquias só entram em cena em banquetes oficias de Estado.As receitas demonstram fausto e bom gosto e são separadas por estações do ano, por conta de ingredientes provenientes tanto do mercado quanto de específicas hortas e áreas de diversas propriedades da família real.




Aqui então faremos uma pequena degustação ocular, mas, preparem-se porque nas próximas quintas-feiras daremos algumas receitas.





quarta-feira, 17 de maio de 2017

Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana- dia 20 de maio na Marina da Glória




Começa a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de VA `A (Canoa Havaiana), modalidade V1/OC1 (individual) que acontece no próximo sábado, dia 20 de maio de 2017, na Marina da Glória- Rio de Janeiro. A primeira etapa aconteceu no dia primeiro de abril em São Paulo. O evento está valendo como classificação para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano.  




Aloha Spirit- Ilha Bela (SP/2017).
Foto Duda Fernandes 


O  campeonato começa às 8h e terá dois percursos- de 8 Km que vai até a Urca e o de 14 Km que vai até Copacabana- as últimas provas estão previstas para às 14h e a premiação para às 16h. A entrada é franca.


Campeonato Estadual de Canoa Havaiana, Araruama (RJ) 2016.
Foto Duda Fernandes 


E por falar em Campeonato Sul-Americano, esta é uma prova de dois sentidos- tem a questão desportiva em si e também a quebra de barreiras, de olhares e preconceitos que esta competição vem promovendo entre os povos vizinhos. 






Iniciada em Rapa Nui (Ilha de Páscoa- Chile), onde o povo nativo é remanescente da Polinésia, fazendo destes os autentico representante desta modalidade na América do Sul. Portanto, nada mais justo do que o Campeonato Sul-americano ter iniciado lá há sete anos, passando por Puerto Madeiro (Argentina/2012), Maintencillo (Chile/2016) e agora, de 15 a 18 de novembro de 2017, desemboca em Lima- Peru.





Lima está na "crista da onda" para não perder o rumo da canoa, no quesito, Turismo Cultural. O restaurante Central, dos chefes Virgílio Martínez e Pía Leon, ganhou por dois anos consecutivos a medalha de melhor restaurante da América Latina, assim como os spas da cidade vêem recebendo destaque na imprensa especializada- reservamos para vocês dois links do Latitudes sobre os temas , ver no final da página.


Foto Duda Fernandes 

Costa Rica, México, Chile, Peru, Brasil, são alguns dos carros chefes nesta integração continental, tanto na canoa havaiana, quanto no cinema, no surf e nas artes plásticas. Parece que vimos nos reconhecendo e a Rede Latitudes está aqui para isso, ser mais um canal de convergência. 

No Festival de Canoa Aloha Spirit, ver abaixo, que não é um festival latino em si, contará pela primeira vez com uma equipe argentina na próxima competição, dias 3 e 4 de junho de 2017,  em Cabo Frio. Que seja sempre assim, vida longa a esta integração. Aloha! 



Mas a brincadeira não para aí. Tem para tudo e todos, vamos abaixo a algumas das principais provas que estão ocorrendo este ano:

2017













Festival Aloha Spirit

abrange várias modalidades aquáticas (natação, apneia, Stand Up, Canoa havaiana OC 6 (seis participantes) e OC1 (um participante), natação...
8 e19 de março, Ilha Bela (SP);
3/4 de junho em Cabo Frio (RJ) que esta valendo também como a primeira Etapa do Brasileiro de V6/OC6;
23/24 de outubro, Salvador (BA).

Escola Naval

13 de agosto, Colégio Naval, Angra dos Reis (RJ);
08 de outubro, Escola Naval, Rio de Janeiro.

Foto Duda Fernandes 

Campeonato Carioca de VA ` A 

(Canoa Havaiana) da FCHRJ (Federação de Canoa Havaiana do Rio de Janeiro)

7 de maio, Macaé (RJ);
20 de maio, Rio de Janeiro;
11 de junho, Charitas (Niterói);
30 de julho, Cabo Frio (RJ);
21 de outubro, Itaipu/Niterói (RJ).

Itaipu (Niterói) 
foto Duda Fernandes


Itaipu /Niterói. 
Foto Duda Fernandes





Campeonato Brasileiro de V 6/O C 6 (seis pessoas)

03 de junho, Cabo Frio (dentro do Aloha Spirit);
02 de setembro, Team Brasil/ São Paulo (SP).



Foto Duda Fernandes 

Campeonato Brasileiro de V1/ OC1

1 de abril, YCP, São paulo (SP);
20 de maio, Marina da Glória/ Rio de Janeiro (RJ).

Provas de Desafio

08 de de setembro, Volta à Ilha, Ilha de Vitória (ES)- 30 KM;
11 de junho, Praia da Macumba (RJ);
8 e 11 de outubro Triplice Coroa, Fortaleza (CE);
14 de outubro- W2 Downwind, Fortaleza (CE).


Provas Internacionais

27 a 30 de junho, Mundial de VA `A de Longa Distância- Taiti;
15 a 18 de novembro, Campeonato Sul-Americano, Lima/ Peru;
18 e 19 de novembro, ICF Ocean Racing World Championship, Hong Kong.


Equipe Sênior Feminina Hoa Aloha- 
Campeonato Carioca de VA`A FCHRJ- Macaé

________________________________________________________________________






Maria da Glória















Federação Internacional

















Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro

_________________________________________________________________________________

ESPECIAL LIMA PERU



O melhor restaurante da América Latina está em lima: 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Alquimia Bistro em Santo Antônio do Pinhal



O êxodo da cidade grande para a vida rural é fato 









Os motivos são quase sempre os mesmos- violência, estresse, falta de qualidade de vida... e dentre este exemplo há o do casal super simpático Fernando Savasini, o Savá e Sio Oliveira. Amigos nossos que com 10 anos de casados largaram há tempos a capital São Paulo e partiram para Santo Antônio do Pinhal, cidadela vizinha da já bem desenvolvida Campos do Jordão. 












Lá eles plantam e colhem os frutos no Alquimia Bistro, onde a missão é o conceito do movimento que eles estão inseridos, o Slowfood (em tradução literal- alimentação "vagarosa"), respeitando a biodiversidade e o tempo , saboreando a vida. Desde a retirada na horta, ao preparo e disposição à mesa tudo deve seguir o percurso natural, sem pressa, respeitando o tempo e o ritmo da natureza.









Savá conta que a cidade cresceu e já oferece bons hostais e restaurantes e que a plantação de cogumelos é o carro chefe.  Ele aposta também nas cervejas artesanais de Santo Antônio do Pinhal que prometem seguir o mesmo caminho da vizinha Campos do Jordão, cuja Baden Baden já alçou fama e prêmios internacionais.

Porém, ele  vem observando que nem todos que se dispuseram a largar a cidade, resistiram: -  nem todos seguraram a onda de viver no campo e voltaram a viver na cidade. Mas,  alguns bons lá permanecem. Há de ter resiliência e persistência. 









Santo Antônio já era conhecida da turma do Voo Livre, o Pico Agudo, com cerca de 1700 m de altitude e 800 m de altura faz os desbravadores do ar irem até lá. Assim como os que gostam de um clima ameno da serra da Mantiqueira, mas, não querem a aglomeração e o life style de Campos, termos usado pelos paulistanos para Campos do Jordão. A cidade agora exporta frutas e legumes e oferece cavalgadas, cachoeiras e belas paisagens. 





Alquimia Bistro: 






Alquimia Bistro
Abre somente para almoço e nos finais de semana, das 13:00 às 16:30. Recomenda-se fazer reserva e não ter pressa, o tempo lá é slow ;-) ok? "lá o tempo espera, lá é primavera"  







Rua Sebastião Vicente dos Santos, 800; acesso pela Estr. Ver. Arlindo I. Fernandes 3,2km - Bairro Machadinho
Santo Antônio do Pinhal
(12) 3797-6805.







Alquimia Bistro