segunda-feira, 7 de maio de 2018

Paipa na Colômbia para um turismo ecológico



Dica de














Carlos Alberto Velez Venengas
Jornalista e co-fundador da Rede Latitudes (Colômbia)



Foto de arquivo de Carlos Alberto Venegas em Paipa




Você já ouviu falar em Paipa, cidade que fica na região de Boyaca na Colômbia?



Lago Sochagota. (Foto de arquivo de Carlos Alberto Venegas). 


 
Paipa
(Foto de arquivo de Carlos Alberto Venegas). 











Não é uma região conhecida dos brasileiros que visitam quase sempre a capital, Bogotá, e a terras do famoso escritos García Márquez, Cartagena, porém Paipa, município no departamento e Boyacá, na Colômbia, começa a conquistar turistas estrangeiros que vêm descobrindo a sua importância história e força no turismo ecológico devido as suas trilhas e águas termais. 







Foi na Batalha de Boyacá, 1819, que as tropas de Simón Bolívar expulsaram os espanhóis e conquistaram a independência do país resultando na atual formação de 32 departamentos (estados para os brasileiros), criados pela Constituição de Cucuta em 1821.





Carlos Alberto Venegas em família, em Paipa




No período colonial, Tunga, que é a capital da região de Boyacá, que fica na Cordilheira dos Andes a 130 Km ao noroeste de Bogotá, foi um dos mais importantes centros políticos e econômicos do Vice-reino de Nova Granada. Lá há 500 os muisca dominavam a região e eram tidos como  a civilização pré-colombiana mais desenvolvida no norte da América do Sul. Hoje abriga o principal centro universitário, comercial e vários tempos e mosteiros ideais para meditação.





Lago Sochagota. 
(Foto de arquivo de Carlos Alberto Venegas). 





Monumento Pantano de Vargas
(Foto de arquivo de Carlos Alberto Venegas) 









Paipa com rotas exclusiva para brasileiros 




 
Paroquia  San Miguel Arcángel em Paipa
(Foto arquivo pessoal de Carlos Venegas)





O interesse do jornalista e também fundador da Rede Latitudes Carlos Alberto Velez Venegas é estimular ainda mais este turismo para latinos em geral e especificamente para os brasileiros. Para isso, ele que trabalha na Flórida,  esteve recentemente no local para selecionar guias turísticos de alto nível e confiança pessoal e propôs a equipe Latitudes Brasil de servirmos de fonte de informação e de aproximação entre eles e os brasileiros. 




E com vocês a Juanita ;-)
(Foto de arquivo pessoal de Carlos Alberto Venegas) 




Carlos conta que com o apoio dos habitantes locais traçaram rotas especiais para atender grupos familiares e oferece a sua casa de veraneio neste pacote. A “Cabana Villa Juanita” está disponível no Airbnb (ver link no final da página) para aluguel temporada.



Cabana Villa Juanita 









Os conterrâneos que quiserem maiores informações para fechar um pacote exclusivo com guia turístico em português e tendo a “Cabana Villa Juanita” de base para se hospedar,  basta entrar em contato conosco via e-mal redelatitudes@gmail.com que fazemos a ponte entre você e a equipe colombiana.














Cabana Villa Juanita , todas as informações estão no Airbnb:




O que fazer em Paipa e arredores









O Site Trivago aponta os 10 melhores pontos para se visitar em Paipa e arredores, segue o link:





Boa viagem e  bom descanso nas águas termais de Paipa, divirta-se!